Farinha, farelo ou flocos de aveia? Qual melhor tipo de aveia para usar em receitas?

Farinha, farelo ou flocos de aveia? Como deixar as receitas mais saudáveis e saborosas usando os diferentes tipos de aveia.

Mais nutritivo que outros cereais, a aveia é considerada como um "supergrão" fornece energia por um longo período, aumentando a sensação de disposição, e pode ser usado em diversas receitas, salgados ou doces.




Este “supergrão” é encontrado em três diferentes tipos de aveia, sendo eles: farinha de aveia, aveia em flocos (finos ou regulares), ou farelo de aveia. Essa grande variedade de tipos de aveia possibilita o preparo de uma infinidade de receitas com aveia práticas e nutritivas, além de saborosas.

Segundo Juliana Peccin, Gerente de Nutrição Regional da PepsiCo, a aveia é superior nutricionalmente em relação a cereais como quinoa e amaranto, por possuir mais proteínas, fibras, zinco, manganês e tiamina, uma das vitaminas do complexo B.

Farinha, farelo ou flocos de aveia? Qual melhor tipo de aveia para usar em receitas?
Farinha, farelo ou flocos de aveia? Qual melhor tipo de aveia para usar em receitas?


USO DA FARINHA DE AVEIA EM RECEITAS


Pelo fato de possuir uma textura muito fina, a farinha de aveia, que também é rica em minerais e fitoquímicos, pode substituir total ou parcialmente a farinha branca, que é menos nutritiva. Além disso, também pode ser utilizada como agente espessante para sopas e cremes, ou receitas mais elaboradas, como na massa e recheio de panquecas, em pães e até mesmo como complemento nutricional em pratos tradicionais, como o feijão, sem comprometer o sabor das receitas.

USO DO FARELO DE AVEIA EM RECEITAS





Já o Oat Bran, ou farelo de aveia, feito pela parte externa da casca, rica em fibras beta-glucanas, possui uma textura mais firme, dando crocância e textura aos alimentos e pode ser usado para empanados, milanesas e itens levados ao forno. Com alto teor nutricional, este ingrediente também costuma surpreender as pessoas no preparo de receitas como massas de tortas e biscoitos salgados.

USO DOS FLOCOS DE AVEIA EM RECEITAS


Extremamente práticos, os flocos da aveia, por sua vez, são indicados para dar mais sabor a frutas e iogurtes ou consistência em preparos mais elaborados, como as overnight oats (sobremesa que combina iogurte, frutas e aveia), bolos, crumbles e em receitas salgadas, como um hambúrguer com aveia. Esta forma do cereal apresenta maior concentração de antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres produzidos no organismo, como as avenantramidas, existentes apenas neste cereal, que se aliam aos flavonoides e tocoferol do “supergrão” para ajudar a retardar o envelhecimento.

E então, agora que você já sabe qual tipo de aveia usar em cada receita, que tal incluir mais aveia em sua alimentação? Ainda em dúvida? Então veja todos os benefícios da aveia para saúde(em meu site de saúde e bem-estar).

Fonte: PEPSICO

Imprimir esta receita ;-)






OQueComerHoje?        Instagram @oquecomerhoje    Receitas OQueComerHoje? - Fotos de Comidas   www.oquecomerhoje.net

Comentários