Receita de pão de água e sal simples e muuuito econômica!

Ontem foi dia do pão (16 de outubro), que tal aprender uma receita de pão de água e sal simples e muuuito econômica? Vê só os ingredientes e me diga se não é ridiculamente simples de fazer? Se você tiver uma máquina de fazer pão, então, aí é que será um pão mais simples de fazer ainda!





Receita de pão de água e sal simples e muuuito econômica!


Receita de pão de água e sal simples e muito econômica!
Receita de pão de água e sal simples e muito econômica!

Receita arquivada nas categorias:
pães
receitas baratas
receitas fáceis


Ingredientes
  • 720 ml de água morna a 45° C (esta temperatura favorece o desenvolvimento do fermento biológico - que nada mais são do que bactérias boas que vão fazer seu pão crescer e crescer...)
  • 10 g de fermento biológico seco
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 1 colher de sopa de sal
  • 880 g de farinha de trigo (essa quantidade pode variar bastante a depender da marca da farinha usada, do lote e também do clima da região e também da estação do ano. Então comece com esta quantidade e aumente se precisar)




Como fazer a receita de pão de água e sal simples



  1. * Dissolva o fermento na água morna junto com o açúcar e deixe fermentar (em uma vasilha grande). 
  2. Coloque um pouco mais da metade da farinha. 
  3. Trabalhe esta massa até que esteja bem integrada. Deixe-a coberta, descansando por 15 minutos. 
  4. Sove novamente a massa, colocando o sal e o resto da farinha até que a massa fique macia e elástica (isso é o glúten se desenvolvendo na farinha). 
  5. Coloque a massa em uma tigela com o triplo do tamanho da massa (ela vai crescer gentem!) untada e cubra. Deixe lá até que dobre de tamanho. (normalmente 2 horas no calor e 2 horas e meia em dias frios) Dica: Deixe no forno com luz acesa para que fique quentinho. 
  6. Ao dobrar de tamanho separe a massa em três partes iguais modelando no formato de 3 pães ovais. Unte uma assadeira de laterais baixas, polvilhe com farinha, Disponha os pães bem separados entre si, cubra com pano de prato e deixe crescer mais uma vez 
  7. Ao dobrarem de tamanho (cerca de 40 minutos), ligue o forno e preaqueça-o em temperatura média-alta 200 C°. 
  8. Pincele os pães com água e leve-os para assar. 
  9. Quando o pão estiver quase pronto (não antes de 30 minutos), abra o forno, vire o pão e borrife água. 
  10. Feche o forno e espere dourar na cor de sua preferência, mais ou menos dourado. Desligue o forno (passe um café fresquinho) e bom apetite!

Receita de pão de água e sal simples na máquina de pão

* Se o pão for feito na máquina de pão, os tempos de descanso iniciais serão calculados pela máquina acionando a função "massa" - é assim que faço e já pode colocar de uma só vez toda a farinha e o sal, mas na ordem inversa ou seja, coloque assim: água, sal, açúcar, farinha e por cima o fermento. Ligue. Assim que terminar de sovar e crescer (cerca de 1:30h) molde os três pães e então deixe crescer (passo 6) novamente.




OQueComerHoje?        Instagram @oquecomerhoje    Receitas OQueComerHoje? - Fotos de Comidas   www.oquecomerhoje.net

Comentários