Encontre uma receita...

"Cozinhar é a mais completa das artes... reúne cores, sabores, aromas, sons, paixão e amor. A paixão é feita por e para o artista... já o amor é dedicado a quem provar sua arte... exercê-la traz IMENSO prazer!" Seja bem-vindo ao meu cantinho de receitas... (Renata Fraia)

Gelatina Saudável: dicas para a gelatina ficar mais saudável

Não é de hoje que se sabe que dizer "gelatina saudável" para a versão em caixinha não é uma expressão verdadeira, ou seja, não é uma sobremesa saudável como se pensava antes. Cheia de açúcar e de corantes, a gelatina de caixinha com sabores diversos está longe de ser uma opção saudável de sobremesa ou para um lanche rápido e refrescante. Mas dá pra mudar isso com algumas dicas para a gelatina ficar mais saudável, sem precisar usar a gelatina em folha, muito mais trabalhosa!




Gelatina Saudável: dicas!


Gelatina Saudável: dicas para a gelatina ficar mais saudável
Gelatina Saudável: dicas para a gelatina ficar mais saudável


1. Use gelatina em saquinho, mas a incolor:

Aquela gelatina pra fazer doces e que é incolor (evite as versões coloridas destas gelatinas sem sabor para uso culinário) é mais saudável por não possuir açúcar nem corantes. No entanto, ela vem com apenas 12 g e é mais cara que a versão em caixinha que vem geralmente com 35 g. O preço às vezes é mais que o dobro. Para render mais, use dois saquinhos e acrescente frutas picadas (frescas, passas, desidratadas, ou secas), chia, linhaça, etc. A chia e a linhaça têm alto poder de gelificação, o que faz com que ajudem no processo de endurecimento da gelatina. Os sucos de frutas, por exemplo, darão a cor que falta à sua gelatina incolor.


2. Seja criativa e tenha um "pensamento saudável":

A gelatina de caixinha vai ficar mais saudável ao se acrescentar os mesmos ingredientes citados no item 1. Além deles, há muitos outros. Olhe na despensa e seja criativa!


3. Gelatina sem gelatina

Não estou enlouquecendo, não. É que a chia tem um alto poder de gelificação (e a chia emagrece gentem!). Misture 100 ml de suco de uva concentrado, mais 5 colheres de sopa de água e aqueça por 10 segundos no micro-ondas. Acrescente 1 colher de sopa de chia, mexa bem e leve à geladeira por quatro horas. A consistência não ficará idêntica à da gelatina, mas será bem parecida e muuuuito saudável. Se for adoçar antes de pôr pra gelar, prefira açúcar orgânico ou demerara.

Se na receita acima, ao invés de suco de uva, você usar suco de maça "com" casca e algumas gotinhas de limão, a gelificação será ainda maior.


Leia também: Rocambole salgado de gelatina (maionese enformada).


4. Gelatina de linhaça dourada

A mesma função da chia em grão pode ser conseguida com a semente de linhaça moída. Mas use a linhaça dourada apenas por razão da estética. A aparência ficará bem melhor.





5. Gelatina em pó a granel

Algumas lojas de produtos naturais já vendem gelatina a granel. Use-a da mesma maneira citada no item 1. Mas fique atenta para a higiene da loja e saída dos produtos, que se estiverem expostos há muito tempo podem estar vencidos ou estragarem antes do tempo.


6. Gelatina colagenada

Gentem, não consigo falar diferente. Desde que comecei adicionar colágeno à gelatina, só consigo falar "gelatina colagenada" em vez de gelatina com colágeno, rs. Faça assim, para cada 3/4 de gelatina, adicione 1/4 de colágeno. Faça a mistura aquecendo como de costume e ao dissolver o pó da gelatina, dissolva também o colágeno. Leve pra gelar e aproveite os benefícios do colágeno para a pele, cabelos e unhas.


Leia também: Sobremesa de Morango fácil e rápida (Delícia de Morango na travessa).


7. Gelatina em folha

Se for fazer gelatina em grande quantidade para as crianças (em festinhas, por exemplo), não tenha preguiça de usar gelatina em folhas. Para ficar mais saudável, use a versão incolor e acrescente sucos com cores lindas, como suco de uva e de maracujá. Também fica ótimo com suco de goiaba. Para que a gelatina fique com um tom leitoso em vez de translúcida, use 1/3 de leite na mistura. Além do tom pastel, a sobremesa com gelatina ficará ainda mais saudável. Mas cuidado: já há muitas crianças que sabem ser intolerantes ou mesmo alérgicas a alguns açúcares do leite. Então, a dica é sempre usar o leite sem lactose (que já existem de inúmeras marcas).


Leia também: Gelatina colorida de Natal fácil de fazer e nas cores do Natal.


8. Gelatina de coco (foto)

Que tal ao invés da água, fazer a gelatina com leite, leite de coco e roco ralado? Ficará irresistível, quase um manjar ou pudim de coco. Lembre-se de sempre dissolver a gelatina primeiro no leite (ou na água, se usar leite em pó) e só depois acrescentar os outros ingredientes. Na hora de servir, decore com roco ralado e/ou pedacinhos de ameixa seca.

Gelatina Saudável: dicas para a gelatina ficar mais saudável
gelatina de coco

As dicas para fazer gelatina saudável são da... minhas mesmo gente! kkk

Artigo arquivado nas categorias:
Gelatina
Sobremesas rápidas
Receitas saudáveis.





OQueComerHoje?        Instagram @oquecomerhoje    Receitas OQueComerHoje? - Fotos de Comidas   www.oquecomerhoje.net

2 comentários:

Fez a receita? Gostou? Modificou alguma coisa? Conte-me sua experiência.