Como fazer feijão e congelar feijão para um mês ou uma semana (até 3 meses)


Neste post você vai aprender a "como fazer feijão" e a "como congelar feijão". Verá que é mais fácil e bem mais rápido do que imagina.

Como fazer feijão e congelar para um mês ou uma semana (até 3 meses)
Como fazer feijão e como congelar feijão para um mês ou uma semana (até 3 meses)

COMO FAZER FEIJÃO


Ingredientes

  • 1 pacote de feijão (1 kg)
  • 200 g de orelha de porco ou de coxão duro ou 100 g de bacon picadinho (opcional)[atualização junho/2017: não uso mais, pois estou diminuindo a carne da alimentação]
  • 2 folhas de louro
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal (soja, canola, etc.)
  • 5 dentes de alho grandes (ou 2 colheres de chá cheios de alho pronto triturado - NÃO em pasta)
  • sal a gosto




Como cozinhar o feijão


1. Água e tempo do remolho de 12 horas

Deixe um pacote de feijão de molho por 12 horas. Troque a água pelo menos duas vezes (mas se fizer umas quatro ou cinco, tanto melhor). Isso fará com que ele "fermente (ou germine)" durante essas 12 horas que o feijão ficar de molho, tornando-o NADA indigesto. Escorra e passe uma última água neste feijão pra eliminar as substâncias indigestas.


2. Cozinhando o feijão propriamente dito

Coloque todo o feijão em uma panela de pressão grande, complete com quatro dedos de água (se não for cozinhar todo o pacote, e você quer saber para cada xícara de feijão o quanto de água, saiba que para cada xícara de feijão coloque 3 xícaras de água; coloque a orelha de porco (ou um pedaço de coxão duro - uma carne que faz um caldo muito saboroso) e uma folha de louro.

Ligue o fogo e, ao ferver, tampe a panela de pressão e deixe cozinhar por 24 minutos em fogo médio-baixo (esse tempo pode variar de acordo com sua panela de pressão, a qualidade e 'idade' do feijão e também com a potência da chama ou eletricidade do seu fogão (caso use fogão elétrico por indução, como eu).

Após esse tempo, deixe sair a pressão naturalmente, pois nesse tempo o feijão irá continuar o cozimento e você economizará gás ou energia elétrica. Abra a panela e coma um feijão. Se ele ainda estiver durinho, feche a panela e cozinhe por mais 10 minutos e deixe a pressão sair. Lembre-se que o tempo total de cozimento do feijão depende dos fatores já citados.


Como temperar o feijão


  • Aqueça o óleo em uma panela. Antes que ele atinja o ponto de fumaça, coloque o alho e frite mexendo, mas sem dourar. Quando começar a sentir o cheirinho de alho refogando, coloque imediatamente uma concha cheia de feijão (você quer que o feijão 'pegue' esse aroma e não que ele se perca no ar... sim, cozinhar também é ciência - kkk);
  • Com a própria concha, amasse bem o feijão, isso deixará o caldo grosso;
  • Coloque o restante do feijão e da água do cozimento (acrescente mais água, caso necessário), além do louro sobre o refogado;
  • Baixe bem o fogo e deixe cozinhar por mais uns 25 minutos com panela semi-tampada. Após os primeiros 15 minutos, ponha o sal, termine o cozimento e sirva
  • Guarde a orelha de porco no freezer pra usar na próxima vez que cozinhar feijão.




Como congelar feijão para um mês ou uma semana


O tempo de feijão disponível que você terá variará de acordo com o tamanho de sua família. Quanto mais pessoas, menos tempo de feijão você terá.

O passo abaixo servirá para congelar o feijão diretamente da etapa do cozimento, ou seja, sem o modo de temperar já ensinado. Essa forma de congelamento é mais prática porque evita que seja mais uma panela fique suja.

Coloque uma concha de feijão em um vasilhame próprio para ir ao freezer (se ele também puder ir ao microondas, será mais prático na hora de descongelar o feijão). Sobre esta concha, coloque uma colher de chá de alho triturado (se usar industrializado, compre apenas de uma marca com um gosto bom e nunca em 'pasta', sempre triturado) e uma colher de chá de sal - lembre-se que o tempero sempre fica mais forte após ser congelado, então não exagere no sal. Com a própria concha, amasse um pouco desse feijão. Complete com mais conchas e um pouco de água. [ver todo esse processo na foto abaixo].

Como congelar feijão para um mês ou uma semana (até 3 e 12 meses)


Complete as vasilhas de acordo com o suficiente para o tempo de congelamento, tomando como base o tempo que uma porção de feijão cozido dura na geladeira após congelado. Então, sabendo que o feijão cozido e temperado dura apenas 3 dias na geladeira (tire pra comer e o leve a sobra de volta à geladeira o quanto antes, e nunca coloque um talher que levou à boca dentro desse feijão, para não contaminar com bactérias da boca).

Coloque as vasilhas preenchidas com feijão cozido no freezer. Em um deles (no que será usado por último) coloque a orelha de boi. Ela será usada para cozinhar mais um saco de feijão. Lembre-se de que você não precisa comer a orelha (pura cartilagem), mas ela é muito valiosa para dar sabor ao feijão.

Validade do feijão congelado no freezer


  1. Feijão temperado: validade até 3 meses
  2. Feijão sem tempero ou só com sal: 12 meses (em pote hermeticamente fechado)




OQueComerHoje?           Receitas OQueComerHoje? - Fotos de Comidas   www.oquecomerhoje.net
Ads
Este artigo pertence ao OQueComerHoje?. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fez a receita? Gostou? Modificou alguma coisa? Conte-me sua experiência.

Mais receitas...