Encontre uma receita...

"Cozinhar é a mais completa das artes... reúne cores, sabores, aromas, sons, paixão e amor. A paixão é feita por e para o artista... já o amor é dedicado a quem provar sua arte... exercê-la traz IMENSO prazer!" Seja bem-vindo ao meu cantinho de receitas... (Renata Fraia)

Ritual do Bolo / Crônica do Bolo: saboreie um bolo caseiro sem culpa, por Renata Fraia

Até mesmo o menor dos pedaços de bolo pode ser saboreado lentamente, sem pressa de acabar...

Para que se saboreie um bolo caseiro sem culpa (ou qualquer tipo de bolo, é claro) elaborei o que chamo de Ritual do Bolo.

No "Ritual do Bolo", qualquer detalhe pode ser um diferencial para que um bolo seja apreciado de forma tal que - mesmo comendo apenas um pedacinho - essa experiência gustativa seja inesquecível.

'Ritual do Bolo', ou 'crônica do Bolo', ou ainda 'crônica do bolo no meio da tarde de sábado', por Renata Fraia




Post arquivado nas categorias:
- Bolos,
- Bolos caseiros.

Antes de se servir de um delicioso pedaço de bolo lá no meio da tarde, deixe o ambiente com uma luz aconchegante e prepare um bom café (ou seu chá preferido). Enquanto o café é preparado e o ambiente é invadido por seu delicioso aroma, separe belas xícaras e, principalmente, seus mais bonitos pratos de bolo, além de talheres específicos para bolos. Os talheres menores, além da função estética óbvia, cumprem um papel a favor da sua balança de banheiro, com eles você pegará pequenas porções do bolo, o que fará com que ele demore mais para acabar e você tenha a nítida sensação de que comeu mais bolo e ficará mais satisfeito/a.

Estando prontas as bebidas quentes, sirva-se de uma fatia média de bolo (pra que exagerar, se for de fato impossível comer um só - frase que devo atribuir a algum fabricante de salgadinho - basta se servir de outra fatia menor). A seguir, coloque os talheres virados para baixo e apoiados no pratinho, só então encha sua xícara de café ou chá. Adoce a gosto, mas lembre-se de que se exagerar no açúcar terá de comer menos bolo e você, definitivamente, não quer isso. Talvez você deva considerar adoçar a bebida com adoçante, ainda que não esteja acostumado/a com isso. Para que não fique amargo, contente-se com 3 a 4 gotinhas de adoçante, já que o efeito gustativo do adoçante é inversamente proporcional ao do açúcar: se para o açúcar quanto mais você coloca mais doce fica, para o adoçante é o contrário, quanto mais adoçante, mais amargo fica.

Com o garfinho de sobremesa, corte um pequeno pedaço da fatia que está em seu prato, coloque lentamente na boca e saboreie como se fosse a última bolacha do pacote. Aprecie o sabor e tente identificar através do aroma, textura e gosto; quais são os ingredientes principais do bolo. Faça tudo isso de preferência com os olhos fechados, para que o tato da língua com o bolo - que insiste em querer grudar no céu da boca - seja melhor sentido e, consequentemente, apreciado.

Então, dê um gole em sua xícara de café. Aqui vai da sua preferência: enquanto alguns gostam de colocar o café na boca para que ele entre em contato com o restinho de bolo, outros preferem saborear a bebida apenas quando o bolo já partiu goela abaixo. Eu? Ah! Depende do bolo. Um bolo de fubá certamente irá clamar pelo sabor e quentura de um cafezinho ou de um refinado chá com leite. Já para um bolo de chocolate ou de laranja, o café/chá irão ordenar ao bolo que desça pelo esôfago para, só então, aquecer como um veludo todo o interior da sua boca.

O bolo estava muito, muito, muito bom? Então não resista ao segundo pedaço, já que não é todo dia que temos à mesa um bolo delicioso. Mas o faça com cuidado. A segunda porção DEVE ser a metade da primeira. E nem preciso dizer que esse segundo pedaço dever ser saboreado ainda mais lentamente...




Este é o melhor bolo que você come em anos? Então renda-se ao terceiro pedaço, afinal, nunca se sabe quando esta experiência única se repetirá. Mas a fatia deverá ser tão menor quanto possível.

E aqui vai mais um aviso: Se o bolo servido for feito em porções individuais, como um muffin, cupcake ou brownie, lembre-se de comer apenas uma unidade, hein?

E para o ritual do bolo ser o menos engordiet (adoro essa palavra) possível, apoie os talheres no prato a cada nova garfada no bolo. Se você tiver convidados, procure se distrair e conversar entre uma garfada e outra.

Agindo sempre assim e consumindo junto ao bolo umas duas ou três xícaras de chá (sem muito açúcar), um pedaço de bolo nunca mais será seu inimigo na batalha diária contra a balança.
Renata Fraia

OQueComerHoje? Receitas OQueComerHoje? - Fotos de Comidas www.oquecomerhoje.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fez a receita? Gostou? Modificou alguma coisa? Conte-me sua experiência.

Mais receitas...