Receitas com Coração da Bananeira (umbigo ou palmito de bananeira)

Nem acredito que estou escrevendo esta receita. Fazia tanto tempo que queria aprender a fazer receitas com coração da bananeira (ou umbigo de bananeira ou ainda palmito de bananeira), mas primeiro tinha que encontrar uma e, além disso ter tempo (o que mais me falta) e disposição para tal façanha. Mas eis que consegui um coração de bananeira pra fazer a tal receita. Se dá trabalho fazer? Dá. Mas pra quem gosta de cozinhar, vale muito à pena. É um sabor exótico e delicado ao mesmo tempo. Anote!

Como preparar o Coração da Bananeira para usar em receitas

Receitas com Coração da Bananeira (umbigo ou palmito de bananeira)
Receitas com Coração da Bananeira (umbigo ou palmito de bananeira) / foto: OQueComerHoje?©

Receita arquivada nas categorias:
-receitas saudáveis;
-receitas veganas;
-receitas com banana.

  1. Antes de mais nada, pegue uma bacia e encha de água com um jato forte de vinagre branco. [essa solução serve para não pretejar tudo antes mesmo de cozinhar - descobri isso sozinha, pois em nenhum lugar ensinava :-( ]
  2. Com uma luva em cada mão (para que a cola - semelhante à da jaca - não grude nas mãos), vá tirando as folhas roxas. Entre cada folha há um punhado de flores compridas, arroxeadas e amarelas nas pontas. Despreze-as (foto 1 da imagem acima), juntamente com as cascas. 
  3. À medida que for tirando as folhas, as florzinhas vão ficando brancas e mais macias. Estas você vai usar. Despreze as pontinhas amarelas e pique-as bem miudinhas e coloque na bacia com água e vinagre.
  4. Em um dado momento, as folhas irão ficar brancas (foto 2 da imagem acima). Então, passe a cortar esse "miolo" em rodelas (que parecem palmito, daí o nome palmito da bananeira). Vá jogando as rodelas na bacia com água e vinagre.
  5. Ao terminar de picar tudo, escorra a solução de H2O e vinagre e reserve o que você picou.
  6. O próximo passo é ferver água com vinagre e acrescentar o palmito de bananeira picado. Ferva por 5 minutos, escorra a água em um lava-arroz e lave em água corrente. Repita esse procedimento por 3 vezes, para tirar o amargo e a gosma.
  7. Use em receitas.
Receitas com Coração da Bananeira (umbigo ou palmito de bananeira)
Receitas com Coração da Bananeira (umbigo ou palmito de bananeira) / foto: OQueComerHoje?©

Sugestão de receita com coração de bananeira


A primeira sugestão de receita com coração de bananeira é bem simples e a primeira que aprendi e resolvi dar o nome de receita básica de coração de bananeira. (foto abaixo, ainda na panela!)

Ingredientes

  • polpa do coração da bananeira picadinha e preparada conforme procedimento anterior
  • 1 colher de sopa de azeite
  • shoyu a gosto (cerca de 2 colheres de sopa)
  • sal a gosto
Receitas com Coração da Bananeira (umbigo ou palmito de bananeira)
Receitas com Coração da Bananeira / foto: OQueComerHoje?©


Como fazer a receita com coração de bananeira


Aqueça o azeite, acrescente a polpa picada, o shoyu, experimente e, se precisar, coloque sal. Sirva a seguir. Bom apetite!

Composição nutricional do coração da bananeira


Um trabalho teve por objetivo determinar a composição centesimal do coração da bananeira (Musa paradisiaca) do Município de Campo Mourão - PR.  As amostras foram coletadas e analisadas quanto ao teor de umidade, carboidratos, lipídeos, proteínas, cinzas e fibras.


  • Umidade: O teor de umidade das amostras analisadas foi elevado, representando 91,93 % ± 1,08 da composição do alimento. 
  • Carboidratos e Proteínas: O coração da bananeira também é rico em carboidratos e proteínas, sendo estes correspondentes a 52% e 23% do peso seco do produto, respectivamente. 
  • Fibras cinzas e peso seco: O teor de fibras foi aproximadamente 7% e o de cinzas estimado a 14% do peso seco do umbigo da bananeira. 
  • Lipídeos e calorias: Além disso, apresenta um baixo teor de lipídeos e baixo valor calórico. Sendo assim, o coração da bananeira da região centro-ocidental do Paraná é altamente rico em carboidratos e proteínas, importante fonte de minerais e fibras. [fonte: revista.grupointegrado.br]
Texto, dicas e receita de Renata Fraia

OQueComerHoje? Receitas OQueComerHoje? - Fotos de Comidas www.oquecomerhoje.net

Comentários

  1. Anônimo27.1.16

    Muito bom, vou fazer com as bananeiras do meu quintal.

    ResponderExcluir
  2. Isso é o umbigo da bananeira. O palmito da bananeira é no caule, igual a outros palmitos e é delicioso tb.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fez a receita? Gostou? Modificou alguma coisa? Conte-me sua experiência.