Dicas para uma feijoada saudável e 'digestiva'

Seja na quarta-feira, no sabadão, no domingo ou em qualquer dia da semana, a feijoada, o prato mais brasileiro de todos, é sempre bem-vindo. Mas vamos combinar que a feijoada não é lá muito saudável. Não era até agora! 
Como farmacêutica/bioquímica com especialização em nutrição, elaborei estas dicas para uma feijoada saudável e digestiva pensando no quão menos colesterol / triglicérides / sódio você irá ingerir, no quanto mais fibras e substâncias digestivas você vai acrescentar ao seu prato. Sem falar na riqueza de vitamina C, que fará com que o ferro presente no feijão/couve seja melhor absorvido. Além de tudo isso, essa feijoada será menos calórica. Dá pra ficar melhor? Sim. Basta anotar, fazer e comprovar.

Dicas para uma feijoada saudável e 'digestiva' /foto:OQueComerHoje?
Dicas para uma feijoada saudável e 'digestiva' /foto:OQueComerHoje?

Dicas para uma feijoada saudável e 'digestiva'


Categorias deste post:
-Feijoada
-Receitas saudáveis
-Dicas culinárias


1. Elimine os excessos de gordura das carnes (inclusive do bacon)

Por quê: a gordura animal é repleta de um tipo de gordura do mal, os triglicérides, que estão sedentos para entupir suas artérias.


2. Não deixe de colocar orelha de porco em sua feijoada. 

Por quê? Mesmo que você não a coma (o que é uma pena - vc deveria experimentar) elas deixam o caldo mais grosso e com mais colágeno e dão sabor ao prato.


3. Em vez de refogar a couve, faça com ela uma salada.
Pique finamente e tempere com laranja. (ver salada de couve com molho de laranja).

Por quê? As pessoas costumam fazer a couve com bacon, excesso de óleo ou manteiga, o que deixa o prato calórico e nada saudável. Mesmo se usar azeite, ao aquecê-lo passará a não ser tão saudável assim.


4. Sirva cubinhos de laranja junto com a feijoada em vez de servir como sobremesa.

Muitas pessoas colocarão a laranja no prato para comer junto com a comida. Nunca experimentou? Deveria.

Por quê? Se você colocar a laranja no prato, ela fará mais volume e você comerá menos das coisas muito calóricas. Além disso as fibras ajudará na boa digestão e a vitamina C da laranja ajuda na absorção do ferro do feijão e da couve (já que eles possuem o ferro não heme). Sugestão de leitura em meu blog de saúde: Fontes de ferro na alimentação e por que a vit C ajuda na absorção do ferro [no blog Saúde com Ciência].


5. Faça o arroz branco com menos sal.

Por quê? As carnes da feijoada já costumam deixar o prato mais salgado. Para que você não coma quantidades absurdas de cloreto de sódio (o sal), diminua pela metade o sal do arroz.





6. Deixe a farofa mais saudável 

Acrescente cenoura ralada, azeitonas, cheiro verde e qualquer outro vegetal bem picadinho à sua farofa. E aproveite para tirar (ou diminuir) a quantidade de bacon da farofa.

Por quê? Os ingredientes mais saudáveis ficarão homogêneos na farofa, o que significa que crianças e também os adultos que não gostam de legumes e verduras irão comer tais alimentos disfarçadamente. ;-)


Leia também: Feijoada vegana com tofu defumado.


7. Faça o torresmo com mais carne do que gordura

Para isso, compre a barriga que tiver menos gordura.

Por quê? Acho que não precisa explicar, né? ;-)


8. Faça um vinagrete...

...Com tomate, cebola, pepino e cheiro verde. Embora não seja usual nos complementos da feijoada, o vinagrete sempre fez parte das feijoadas de minha família. Ele é perfeito como salada e a ideia é comer no prato junto com o restante dos alimentos.

Por quê? Você estará consumindo vegetais enquanto come a feijoada. Super indicado! Tempere com limão (em vez do vinagre), pois será ainda mais vitamina C.


Leia também: Feijoada Light.


9. Sirva a feijoada com suco de abacaxi e/ou sirva abacaxi de sobremesa.

Por quê? O abacaxi tem uma substância chamada bromelina que ajuda a amolecer as carnes ingeridas, facilitando a digestão.


10. Na caipirinha...

...Ponha mais limão e gelo do que cachaça. Se usar açúcar demerara seu drink ficará 'menos' prejudicial à saúde.

Veja receitas de feijoada!

Dicas 'adicionais' para uma feijoada saudável:


Dicas para uma feijoada saudável e 'digestiva'
Dicas para uma feijoada saudável e 'digestiva' /foto:OQueComerHoje?

1. Se comer feijoada de latinha, coloque a lata no freezer por 2 horas antes de servir. Quando abrir a lata retire a crosta de gordura que irá se formar.

2. Se fizer a feijoada na véspera e deixar na geladeira, também se formará uma camada de gordura para você tirar no dia seguinte, antes de aquecer para servir.

3. Você pode servir o abacaxi no lugar da laranja, por todos os motivos explicados nas dicas.

OQueComerHoje? Receitas OQueComerHoje? - Fotos de Comidas www.oquecomerhoje.net
Ads
Este artigo pertence ao OQueComerHoje?. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fez a receita? Gostou? Modificou alguma coisa? Conte-me sua experiência.

Mais receitas...