Dicas para sopas com menos calorias do HCor

Adoro sopas e caldos e "consomês" (que coloquei entre aspas porque quando digo a palavra consomê me lembro da avó do meu marido me repreendendo um certo dia em que eu disse que adorava sopa batida e ela disse em tom áspero: "é consomê que se fala".) Mas imediatamente eu disse a ela que é preferível dizer sopa cremosa do que consomê (ou consommé em francês) que serve para designar um caldinho ralo para servir de entrada em dias frios.

De qualquer forma, gosto de tudo isso e gosto tanto que seria capaz de misturar tudo em uma única tigela de sopa e tomar tudo... Mas....

... Toda essa quentura com gostinho de quero mais tem um preço e ele pode ser bem gordo. Estou falando em como as sopas podem ser muito calóricas, sobretudo as cremosas.

Sabia que um prato raso de sopa pode ser tão calórico quanto uma refeição completa, com entrada, prato principal e sobremesa? Em bufês geralmente são oferecidos vários sabores de sopa e muitas delas chegam a ter 300 calorias em apenas 200 ml. Não é difícil passar das 1000 calorias, quase metade do indicado para o dia todo. Basta experimentar três sabores, acrescentar um pouco de bacon e de croutons como acompanhamento e pronto: o que parecia uma refeição saudável virou inimigo da boa forma.

Dicas para sopas com menos calorias do HCor
Dicas para sopas com menos calorias do HCor


Sopas creme costumam ser as mais calóricas. Elas são feitas à base de leite integral, margarina, manteiga, creme de leite e queijos gordurosos. Por isso, podem conter até 300 calorias. Isso já equivale a uma refeição comum, composta por um filé de frango, salada, e um pouco de arroz e feijão (Veja quadro abaixo).

Post arquivado nas categorias:
Sopas
Receitas de inverno
Calorias dos alimentos

Sopas menos calóricas e mais saudáveis e nutritivas


Para auxiliar a degustação de sopas menos calóricas, mais saudáveis e nutritivas, Camila Gracia, do setor de Nutrição Clínica do HCor tem algumas dicas. As sopas mais indicadas são aquelas feitas à base de caldo de legumes ou de aves sem pele ou ainda de carnes sem gordura. Elas podem ter arroz, macarrão ou batata (fontes de carboidratos) como ingredientes. Porém, é recomendável sempre contarem com legumes e verduras na sua preparação.

Outra opção são sopas de grãos, como as de feijão, creme de ervilha ou sopa de lentilha. “Mesmo nesse tipo de receita, é sempre bom tomar cuidado e observar a quantidade de sal e gordura que será adicionada no preparo”, lembra a nutricionista. “Para ingerir menos calorias nas sopas também é importante evitar, além do pão, ingredientes como bacon, queijo e linguiça”.

Sopas como entrada ou prato principal

Sopas podem ser oferecidas como entrada ou prato principal. E isso também é preciso ser observado por quem deseja manter a forma. Quando a sopa é consumida apenas como um complemento, vale a pena ficar atento à quantidade que se vai ingerir e o quanto os ingredientes que a compõem podem ser calóricos. Quando a sopa é consumida como uma única refeição, a pessoa pode se dar ao prazer de optar por sabores com mais calorias. Porém, sem exageros.

Alternativas de sopas mais nutritivas com valor calórico semelhante

Dicas para sopas com menos calorias
Dicas para sopas com menos calorias / tabela: HCor

Dicas para sopas com menos calorias
Dicas para sopas com menos calorias / tabela: HCor





























Fonte: setor de Nutrição Clínica do HCor.

OQueComerHoje? Receitas OQueComerHoje? - Fotos de Comidas www.oquecomerhoje.net

Comentários