O que fazer quando a mandioca escurece

Aconteceu comigo e eu não sabia o que fazer e... O "professor Google" não soube me responder (em 2014).

Então, o que fazer? Criar a resposta para quem tenha a mesma dúvida que eu tive: o que fazer quando a mandioca escurece? Por que mandioca escura não serve para comer certo? Vejamos...

Como começou esta história (ai gente que sono, mas quero escrever hoje para não esquecer - pausa para um bocejo): comprei não apenas 1 mas 2 saquinhos de mandioca descascada e picada (da amarela como o feirante me garantiu)... E quem tem tempo de descascar mandioca hoje em dia?

🔹 Leia também: O Melhor Bolo de Mandioca do mundo.

E comprei 2 saquinhos porque a mandioca estava mesmo muito bonita, mas... Demorei pra chegar em casa e quando cheguei coloquei na geladeira e... Esqueci de cozinhar no mesmo dia (ontem), assim como não lembrei de deixar de molho em água gelada para a mandioca não escurecer. Na verdade nem lembrava que tinha ido à feira, quanto mais que havia comprado mandioca (macaxeira, aipim, ou a forma como você chame na sua região).

E hoje, ao abrir a geladeira, ela estava lá - e olhando pra mim -. Peguei um dos saquinhos e enruguei a testa e soltei um ai! em alto e bom tom. A MANDIOCA ESCURECEU! foram as palavras seguintes (a foto abaixo não me deixa mentir).

O que fazer se a mandioca escurecer
O que fazer se a mandioca escurecer - foto OQueComerHoje? ©

OQueComerHoje? Facebook OQueComerHoje? Twitter OQueComerHoje? Receitas OQueComerHoje? - Fotos de Comidas www.oquecomerhoje.net

Corri pro computador pra perguntar pro mestre Google, mas ele não respondeu :-(

Voltei pra cozinha e comecei a fazer os testes farmacêuticos (na faculdade de Farmácia&Bioquímica cansei de fazer testes com alimentos na matéria 'bromatologia', que é o 'estudo dos alimentos'. Podemos usar um termo mais adequado que eu peço licença para criar: "Testes farmaco-gastronômicos", inté que ficou chique. Separei vários montes de mandioca crua e picadas (ainda bem que comprei dois pacotinhos). Cada monte seria 1 grupo. O grupo de controle continha apenas 1 mandioca, que deixei na água gelada por todo o tempo em que realizava os testes. Assim, a pobre da mandioca não ficaria mais escura do que estava.

➤ Teste mandioca escureceu 1:


Coloquei a mandioca em solução de água + bicarbonato de sódio, mas após 1 hora nada havia acontecido. A mandioca continuava escura. Por isso não vou indicar as proporções usadas.

➤ Teste mandioca escureceu 2:


Cozinhei a mandioca no vapor dentro do micro-ondas e sem sal. Resultado: a mandioca ficou perfeita. Amarelinha e macia, como se eu a tivesse cozido no dia da compra. Isso me causou boas risadas, já que todos dizem que temos que cozinhar a mandioca no mesmo dia senão "estraga". Bobagem, já que "por que a mandioca escurece?" Porque a mandioca começa a fermentar, apenas isso. E se a fermentação for devida a alguma bactéria que nela se encontre, basta que você cozinhe em temperatura bem quente por cerca de 8 minutos, no vapor, no microondas.

É claro que você não vai deixar passar muitos dias... [pausa pra tomar água e andar um pouco pra ver se o sono passa] [Voltando] ... porque a cada dia a mandioca escurecerá mais e mais e a fermentação por bactérias começará a "estragar" - agora sim - toda a mandioca :'-(




➤ Teste mandioca escureceu 3:


Não satisfeita em cozinhar a mandioca escurecida e vê-la clarear e ficar macia e amarela, decidi fazer mais uma experiência alquímica culinária com a pobre da mandioca.

Submergi pedaços de mandioca em meio litro (500 ml) de uma solução com água + vinagre, na proporção de 6 colheres de sopa de vinagre branco para 500 ml de água. Deixei a mandioca descansar por cerca de 40 minutos. Quando voltei... voilá! a mandioca estava clarinha como no dia anterior.

Feliz, feliz, felizinha... Escorri a água com vinagre, e dei uma ligeira lavada em água, apenas para tirar a acidez restante na mandioca.

Coloquei para cozinhar da mesma maneira que faço sempre. Uso um vasilhame próprio para micro-ondas, onde os vegetais são cozidos a vapor - a água não entra em contato com o alimento - o que faz com que ele não perca as propriedades nutricionais.

🔹Leia também: O Melhor Bolo de Mandioca do mundo.

RESULTADOS com a mandioca escurecida:


TESTE 1: nada aconteceu. A mandioca continuava escura como antes.

TESTE 2: após o cozimento, a mandioca ficou tão amarelinha e macia e saborosa como se eu a tivesse cozido no dia anterior, quando a comprei.

TESTE 3: após o cozimento, a mandioca ficou metade amarelada e metade branca e a parte branca ficou um pouco dura.

GRUPO CONTROLE: a mandioca que ficou a água gelada durante todo o 'experimento', permaneceu inalterada. Ou seja, deixar em água gelada, após ela estar escurecida não adianta muito... mas pode servir para que ela não escureça ainda mais.

CONCLUSÃO sobre a mandioca escura:


O que fazer se a mandioca escurecer
O que fazer se a mandioca escurecer - foto: OQueComerHoje? ©

O teste 2 se mostrou 100% eficaz. O último experimento funcionou apenas 50%, portanto, também deve ser descartado, assim como o grupo 3.





O que isso significa? NADA! Como diz o Tadeu Schmidt todos os domingos no Fantástico... Brincadeirinha...

É que a conclusão não poderia ser mais óbvia: se não passou de no máximo 2 dias que você comprou a mandioca, mesmo que ela pretejar um pouco, você pode cozinhar normalmente que o escurecimento irá desaparecer. Simples e eficiente, né?

Lembrando que não testei o cozimento com a mandioca submersa em água e nem utilizei sal.

Não vejo o menor sentido em mergulhar mandioca (nem batata, nem beterraba, nem cenoura...) em água e perder boa parte dos nutrientes, sendo que cozer no micro-ondas e a vapor ela fica pronta em 1/3 do tempo e continua saudável e o rendimento é 100%, já que parte do alimento não se desmancha na água (e nem gosto de lavar panela de pressão - aff)

E você, tem um jeito de desescurecer a mandioca? [desescurecer: essa palavra existe? rs] Se sim, conte pra enriquecer o post. :-D

Agora você já sabe o que fazer quando a mandioca escurecer, né professor Google? (kkk)

Post arquivado nas categorias:
Receitas com mandioca;
Dicas culinárias;
Socorro na cozinha.





OQueComerHoje? Receitas OQueComerHoje? - Fotos de Comidas www.oquecomerhoje.net
Este artigo pertence ao OQueComerHoje?.
Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Comentários

  1. obrigado pelo teste, e por ser uma pioneira dessa resposta no google !

    ResponderExcluir
  2. Ola! Td bm? Faz umas 3 semanas que comprei mandioca e com o corre-corre esqueci de descascar e congelar como sempre faço.
    Ela esta ficando escura. Posso usar? O q posso fazer?
    Obrigada desde jah! Bjinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, como dito no post, você pode usar sim. Inclusive, a cor escura da mandioca desaparece no momento do cozimento!

      Excluir
  3. Obrigado. Vou testar. Minha esposa queria que eu jogasse fora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!! tudo bem?

      fico muito feliz que vc gostou! na verdade, fico ainda mais feliz pois quem ler este post nunca mais vai desperdiçar mandiocas escuras... Volte sempre!

      Excluir
  4. Muito útil obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito útil obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo16.3.16

    Ótimooooooooo!!! Já ia jogar fora! Valeu!

    ResponderExcluir
  7. Top...eu ganhei muita mandioca a tarde e esqueci de colocar na geladeira...fui me tocar já era a noite...Vou tentar as duas sugestões... já já volta pra dizer qual foi o resultado.... :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns Renata. Acabei de descascar a mandioca q acabei de comprar e ela está escura em volta mas vou come la sem medo de ser feliz. Obrigada

      Excluir
  8. Alguém cozinhou na pressão as mandioca escuras?

    ResponderExcluir
  9. Alguém testou cozinhar na pressão?

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada por postar isso pra nós, realmente é o único post do Google. Agora estou cozinhando a minha na panela de pressão e depois volto aqui pra registrar se dá certo.

    ResponderExcluir
  11. voce foi demais! Resolveu meu problema. kkkk Agora preciso de foto dessa peça que cozinha em banho maria no microondas pq eu não conheço. bj obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post! Hoje cozinhei na pressão dessas que vêm descascadas. Ficou uns dias na geladeira, mas estava toda clarinha. O saquinho, porém, estufou. Cozinharam bem, e apenas em um pedaço apareceu uma mancha roxa no cozimento. Alguma pista se pode ser nociva? Comi outro pedaço, bem gostoso por sinal.

    ResponderExcluir
  13. Tatus26.2.17

    Legal. Aconteceu comigo e eu raspei as partes escuras e deixei um tempo no vinagre. Depois cozinhei e ficou normal. Acho que seu experimento 2 fica melhor associado ao experimento 3, pois o cozimento no vapor pode matar os microrganismos, mas não sei se permanecem as endotoxinas, né não? Na dúvida o vinagre cai bem tb :)

    ResponderExcluir
  14. Olá pessoal
    Quando achei esse post eu já havia colocado um pouco para cozinhar na panela de pressão e realmente ficou boa, amarelinha rs.Deixei algumas no vinagre para clarear e congelar.
    Valeu a dica 👍
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Muito obrigada, útil demais. Giz com o vinagre e depois deixei de molho na água filtrada pra tirar o binagre😉

    ResponderExcluir
  16. Comprei mandioca descascada e esqueci na geladeira acho que foi na quarta feira passada. Abri hoje e não sei se ainda posso usá-las. Estão amarelas em volta e com riscos pretos. Posso usar ???

    ResponderExcluir
  17. Adorei!!! De forma divertida, simples e objetiva vc tratou um assunto polêmico é MT útil!! Obrigada!! Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fez a receita? Gostou? Modificou alguma coisa? Conte-me sua experiência.