Manteiga ou Margarina qual é mais saudável?

Por Renata Fraia - Farmacêutica / autora deste blog e de blogs de SAÚDE

Este post saiu de uma NECESSIDADE de colocar pra fora uma indignação sobre a questão manteiga ou margarina qual é mais saudável?

Espantosamente, só nesta semana eu vi 3 referências que indicavam que a manteiga é mais saudável que a margarina, ou menos "insaudável" [sic]:

1. Programa na TV em que a chef disse que o melhor é comer a manteiga - que é mais saudável - mas em pequenas porções.

2. Artigo na internet cujo título é muito parecido com o título deste post, ma cuja resposta era a mesma de sempre... o pódio é sempre da manteiga e sua enorme quantidade de colesterol.

3. Um outro programa de TV, em que um médico dizia que entre ambas deve ser preferida sempre a manteiga.

Tá tudo errado gente! PRONTO FALEI! Ufa!!!

Manteiga ou Margarina Becel qual é mais saudável?
Manteiga ou Margarina qual é mais saudável? foto: PublicDomainPictures

Manteiga ou Margarina qual é mais saudável?


Vamos à explicação correta sobre o assunto... Mas antes vou citar dois "detalhes":

1 - Nenhuma das pessoas que fizeram as declarações acima (1, 2, 3) assistem ao comercial da margarina Becel - ou creme vegetal Becel - (isso não é uma propaganda/nem post pago/nem publieditorial).

2 - Daqui a uns 5 anos, todo mundo vai estar falando como eu... Mas poucos vão se lembrar que fui uma das pioneiras. :-/

Post arquivado nas categorias:
Dicas culinárias;
Receitas saudáveis.

DIFERENÇA ENTRE MANTEIGA E MARGARINA:


A diferença básica entre manteiga e margarina é que a manteiga é feita de leite e a margarina é feita de óleos vegetais. E é a partir daí que surgem as dúvidas de qual é mais saudável, a manteiga ou a margarina?

Vou começar a explicar PROVANDO que a margarina é mais saudável que a manteiga, utilizando um gráfico do Inmetro:

Manteiga ou Margarina Becel qual é mais saudável?
Dados comparativos entre manteiga e margarina com relação ao teor de gordura / Foto: Reprodução/Inmetro

Vou lembrar que a gordura insaturada é a gordura do bem! Assim, no único 'quesito' em que a a margarina 'perde', é no que mostra que a gordura insaturada é maior na margarina. :-/

Portanto:

Comparando cada tipo de gordura (segundo pesquisa do Inmetro):

Gordura BOA (insaturada - monoinsaturadas ou poli-insaturadas) (g/100g):
Margarina = 37,27
Manteiga = 22,87

Gordura Saturada (g/100g):
Margarina = 19,41
Manteiga = 55,23

Colesterol (mg/100g):
Margarina = zero
Manteiga = 222,42

Gente, presta atenção nos dados do colesterol... A manteiga tem 222,42 miligrama por cada 100 grama (lembrando que grama é uma palavra grega e já está no plural).

Bom, a má fama da margarina se deve à quantidade de gordura trans, a qual não entrou na pesquisa acima - e não sei o motivo. Veja em meu blog de saúde o que é gordura trans.

Por causa dela, todos dizem que entre consumir gordura trans das margarinas e consumir gordura saturada e colesterol da manteiga, o ideal é consumir a manteiga.

No entanto, parece que NINGUÉM assiste aos comerciais de TV com a margarina Becel que NÃO CONTÉM gordura trans. Mas atualmente, há outras margarinas que não contém a tal gordura má! A Qualy, por exemplo, é uma delas.

Tais margarinas (ou cremes vegetais) como alguns preferem chamar, mas que eu não vejo razão para mudar de nome (aff) não contêm gorduras trans. E ponto final!

Portanto, quanto à dúvida O que é melhor comer: manteiga ou margarina? A resposta é: Margarina sem gordura trans. E outro ponto final.

Nota: Nenhuma marca de margarina pagou por este post, ele foi escrito devido à minha indignação com esta dúvida (que atinge até médicos, nutricionistas e culinaristas) ainda no ano de 2014.

OQueComerHoje? Receitas OQueComerHoje? - Fotos de Comidas www.oquecomerhoje.net

Comentários