Assine e receba Receitas

Azeites extra-virgem reprovados e aprovados pelo Proteste

Quando compramos azeite, buscamos o melhor que um óleo pode oferecer, já que o azeite (que nada mais é que óleo de oliva) é - ou deveria ser - muito saudável.

- Veja no final deste texto quais os azeites comprovadamente extravirgens!

E quando optamos pelo azeite extra virgem desejamos o que de melhor um azeite pode oferecer. O extra-virgem tem esse nome por ser prensado a frio o que evita que suas propriedades sejam perdidas no aquecimento. Sua acidez é outro ponto positivo, já que quanto menos ácido melhor e os azeites extra-virgem possuem acidez de no máximo 0,5%.

Texto arquivado nas categorias:

Azeites extra-virgem reprovados e aprovados pelo Proteste

Mas uma análise realizada recentemente desaprovou (azeites extra-virgem são reprovados) várias marcas de azeite que dizem ser extra-virgem, e, pior que isso, alguns nem são o precioso líquido perfumado e esverdeado do óleo de oliva.

A análise foi realizada pelo Proteste que testou 19 marcas de azeite extravirgem e constatou que quatro (Figueira da Foz, Tradição, Quinta d’Aldeia e Vila Real) não podem nem ser consideradas azeites, e sim uma mistura de óleos refinados. [ok, então estes, até que se adequem, nós não iremos comprá-los, certo?]

Falsamente extra-virgens: São apenas Virgens...


Outras sete marcas de azeite: Borges, Carbonell, Beirão, Gallo [até ele], La Espanhola, Pramesa e Serrata são apenas virgens. Dos quatro testes que a entidade já realizou com esse produto, este foi o com o maior número de fraudes contra o consumidor.

Extra-Virgem aprovados...


Menos da metade dos produtos avaliados, apenas oito, apresentam qualidade de extravirgem. São eles:

  • Olivas do Sul, 
  • Carrefour, 
  • Cardeal, 
  • Cocinero, 
  • Andorinha, 
  • La Violetera, 
  • Vila Flor, 
  • Qualitá.

Anote estes nomes e, por enquanto [pesquisa realizada pelo Proteste em novembro de 2013], só comprem estes, ok?

A minha dúvida (que acaba de surgir) é: será que os óleos de canola, milho, algodão, girassol são MESMO feitos com estes óleos? Se o problema ocorre com um óleo tão nobre quanto o de oliva (vulgo azeite) como poderemos confiar nos outros óleos?

Se alguns deles passarem em novos testes eu volto para atualizar este post, okay?
 

Este artigo pertence ao OQueComerHoje? Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. As receitas do OQueComerHoje? são testadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...