História do Brigadeiro

A história do brigadeiro, um doce orgulhosamente brasileiro teve início nas eleições de 1945. O então candidato à presidência, o Brigadeiro Eduardo Gomes, tinha um slogan peculiar: "Vote no brigadeiro que é bonito e solteiro!" (convencido? Nããão, imaginaaa!)

Mas, convencimento à parte, ele era um homem muito bonito e atraente e ganhou muitas fãs que, se engajaram em sua campanha fazendo doces e entre eles O Docinho do Brigadeiro como era chamado.

História do Brigadeiro


Origem do Brigadeiro

Na época, o brigadeiro era feito de leite (ver receita), achocolatado, manteiga, ovos e açúcar (acho que ainda não tinha inventado o leite condensado)*. Houve pequenas (e perfeitas) mudanças em sua receita, hoje em dia o brigadeiro leva leite condensado ao invés do leite, e açúcar e os ovos foram banidos.

* Acredito que fazer essa receita com leite e açúcar devia das muito trabalho, porque tinha que esperar até engrossar (evaporar a água do leite tornando-o quase como o leite condensado que conhecemos hoje).

Mesmo com tanto empenho das moçoilas da época o Brigadeiro Eduardo Gomes perdeu para o general Eurico Gaspar Dutra, mas a gente ganhou a receita do doce brasileiro mais famoso e amado de todos.

Fico pensando se o Brigadeiro pode ter perdido a eleição por causa da falta de votos masculinos - por ciúmes de suas esposas, é claro. kkkk

Agora que você já aprendeu a origem do brigadeiro que tal fazer uma receita de brigadeiro?

Veja todas as Receitas de Brigadeiro do OQueComerHoje?

Ads
Este artigo pertence ao OQueComerHoje?. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal.

Um comentário:

  1. Renata estou de dieta não posso ver isso!!! mas o brigadeiro é tão lindo que vou só admirar ele hoje comer só depois de perder essa pochetona, que ja esta quase virando uma mala de viagem, ótimo final de semana beijos.
    http://www.receitasdebelezaverde.com.br

    ResponderExcluir

Fez a receita? Gostou? Modificou alguma coisa? Conte-me sua experiência.

Mais receitas...