Micro-ondas e fogão elétrico ajudam ou substituem fogão a gás

Muitas pessoas ainda relutam em usar o micro-ondas para cozinhar, usando-o somente para fazer pipoca de microondas, aquecer pratos prontos, esquentar o leite e uma ou outra receita pessoal.

Esse hábito tem pelo menos três explicações: as pessoas acham que o micro-ondas gasta muita energia, gosto diferente na comida e falta de costume. Contudo, tais fatores não têm fundamento. Se o microondas for novo ou estiver bem regulado, o gasto de energia não é muito alto. Antes de comprar o meu microondas fiz inúmeras pesquisas e consultei os sites que fabricam micro-ondas e sites de engenheiro elétricos.

O gosto ser diferente é pura crença encorajada por quem simplesmente não quer comer comida feita no microondas. Se seu marido tem esse preconceito, faça um teste. Faça um arroz no microondas e não conte a ele. Deixe que ele pense que você fez no fogão. Pergunte se está gostoso, ele dirá que está igual.

MICROONDAS
As vantagens do microondas são: sujar menos panelas (os potes para microondas são mais fáceis de limpar) e preparar a comida em um tempo bem menor.

FOGÃO ELÉTRICO
O fogão elétrico (tradicional ou fogão elétrico por indução eletromagnética) foi outra grande surpresa para mim - eu tenho um fogão por indução. Também descobri que o gasto com energia elétrica não é tão grande, principalmente porque o tempo de cozimento é menor do que com o fogão à gás.

E se você ainda resiste pense assim: um dia o fogão a lenha foi substituído pelo fogão a gás e na época devia haver muita gente (como sua bisavó, por exemplo) que dizia que nunca iria se acostumar com essa "novidade".

Uma dica: Teste receitas no microondas aos poucos. Uma moranga (para fazer recheada com camarão)leva apenas 20 minutos para ficar pronta no microondas, enquanto no forno são mais de 45 minutos. Ou seja, menos da metade do tempo. Para ver se gosta do fogão elétrico e nunca mais ter que comprar um botijão de gás, compre um fogão elétrico 1 boca portátil e faça testes.

Já faz algum tempo que desapeguei do meu fogão a gás e o vendi. E isso acabou por me lembrar daquela propaganda de TV da OLX - classificados grátis que recomenda que a Lucinha desapegue, veja ou re-veja:



* Este post é um publieditorial

Comentários

  1. Oi..
    Cheguei aqui pelo Google.
    Estou me mudando. Tenho 27 anos e nunca cozinhei.
    Sou solteiro.
    E hoje estou num dilema entre micro-ondas ou fogão.

    Minha preocupação é:
    Conta de Luz x Conta de Gas
    E conforto.
    No conforto o microondas ganha.
    Mas e na despesa mensal?

    E praticidade?


    Compensa comprar um fogão eletrico?
    Sua despesa com a energia eletrica não ficou muito cara ?

    ResponderExcluir
  2. Oi Alexandre,

    Como eu citei no texto do post, não senti que meus gastos com energia elétrica foram muito mais altos. E olha que tenho micro-ondas, fogão elétrico por indução e forno elétrico.

    Na verdade notei que em minha conta de luz aumentou cerca de 40 reais, que é justamente o gasto que eu teria com gás.

    Isso acontece porque os engenheiros que produzem tais aparelhos já o fazem, atualmente, pensando em economia de energia.

    Outro ponto que conta é o tempo de cozimento. Noutro dia por exemplo, fiz camarão na abóbora e a mesma cozinhou em 15 min no micro contra 45 min no forno a gás. Um brigadeiro fica pronto em 4 minutos contra 10 min no fogão a gás. Um bolo assa em 15 min, contra 35 a 40 no forno a gás.

    Esses pontos fazem com que o custo benefício gera realmente maior. Além de tudo isso o fogão por indução e o micro-ondas são bem mais fáceis de limpar que um fogão a gás.

    Quando fizer sua escolha volte aqui para contar.

    Ah!! no blog tem umas receitinhas especiais para solteiros como o "salpicão da preguiçosa" (encontre na pesquisa)

    Abraços
    Renata

    ResponderExcluir
  3. CORRIGINDO...

    No comentário acima:

    "gera" realmente maior: DEVERIA SER:
    "seja" realmente maior.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fez a receita? Gostou? Modificou alguma coisa? Conte-me sua experiência.