Assine e receba Receitas

Brevidade de araruta - Fofinha e muito aromática

O que eu sabia sobre a araruta é que era um tipo de amido e que minha mãe não conseguia encontrar araruta para comprar nem em São Paulo. Minha mãe falava que os sequilhos e as brevidades de araruta ficavam muito diferentes, nada comparável às brevidades feitas com amido de milho.

Brevidade de araruta
Brevidade de Araruta/foto 
Eu, que nunca nem tinha comido brevidade de amido de milho (maisena) não ligava muito para essa comparação, afinal, nem o aspecto do tal bolinho eu sabia como era. Nem mesmo tinha tido tempo para pesquisar sua aparência em blogs.

Foi só quando comprei o livro "Ingredientes" de Loukie Werle e Jill Cox que entendi o que - de fato - era a araruta bromatologicamente falando (bromatologia* foi minha matéria preferida na faculdade de Farmácia). O livro (que eu super recomendo) lista ingredientes por tipo e mostra fotos e dados dos alimentos.

Lá na página 171 há uma foto da famigerada (mas sumida) araruta e a descrição e significado é:

Araruta: Amido obtido dos rizomas de plantas tropicais (chique, não?). Use em biscoitos e pudins. Quando usado para ligar, deixa o molho e o glacê transparentes.

Amido de milho: Amido obtido do milho. Use em biscoitos e pudins. Quando usado para ligar, deixa o molho e o glacê mais claros

Ao lado da imagem da araruta há uma imagem do amido de milho e pode-se notar que a araruta é bem mais fina e mais branca que o amido. Nota-se que a araruta é uma farinha mais nobre que o amido de milho.

Finalmente - e é por isso que estou ensinando esta receita - minha mãe encontrou araruta (amido de plantas tropicais) para vender em uma única banca no mercadão em São Paulo e, só então, matei minha curiosidade e descobri o que é araruta e o sabor dela. O preço, cerca de 4 vezes o valor do amido de milho também prova o quanto esse tipo de amido é mais nobre. E por que é tão difícil encontrar araruta para vender? Talvez as pessoas não saibam o quão diferente fica uma receita quando se usa a araruta.

A brevidade de araruta, por exemplo, é muito macia, aerada, fica com uma casca crocante, a qual pode ser conferida na foto da brevidade acima, e o aroma (de que acabou de sair do forno, sabe?) permanece por dias. Depois de provar a brevidade descobri o porquê dela ter esse nome... Sua vida é muito 'breve', comi em poucos segundos.

Bom, então chega de conversa e vamos à receita de brevidades de araruta (receita da minha mãe, claro, os créditos são todos dela).

Brevidade de Araruta, receita

Categorias: bolos, receitas com araruta (novo), mini-bolos.

Ingredientes
  • 300 gramas de araruta
  • 300 gramas de açúcar peneirado
  • 3 ovos grandes
  • raspas de 1 limão, só a parte verde para não amargar (opcional)
  • manteiga para untar

Como fazer a brevidade de araruta

  1. Bata claras em neve firme e reserve
  2. Bata muito bem as gemas com o açúcar (até ficar clarinho, sabe?).
  3. Acrescente as raspas de limão e mexa
  4. Junte as claras em neve e mexa delicadamente (para não murchar)
  5. Acrescente a araruta, também delicadamente
  6. Coloque em forminhas untadas (até a metade)
  7. Leve ao forno médio até dourar

Dicas OQuêComerHoje?
  • Brevidades de araruta servidas com um café fresquinho são de comer com olhos fechados.
  • Se sua batedeira for a planetária (como a da mamãe), não precisa bater a clara em neve, bata os ovos inteiros com o açúcar, mas por mais tempo.

* Bromatologia é a disciplina científica que estuda integralmente os alimentos. Sua composição qualitativa e quantitativa; o significado higiênico e toxicológico das alterações e contaminações, como e porque ocorrem e como evitá-las; qual é a tecnologia mais apropriada para tratá-los e como aplicá-la; como utilizar a legislação; segurança alimentar; protecção dos alimentos e do consumidor; quais os métodos analíticos a aplicar para determinar a sua composição e para determinar a sua qualidade.

Obs.: Se você souber de mais lugares onde comprar araruta, por favor deixe nos comentários. Abraços, Renata Fraia

Você também irá adorar essas receitas:

Este artigo pertence ao OQueComerHoje? Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. As receitas do OQueComerHoje? são testadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...