Rio Gastronomia: Festival reúne 404 bares e restaurantes


O Rio Gastronomia é um festival gastronômico que já mostrou ao que veio logo de cara, pelo logo maravilhoso na cor laranja (que geralmente esté relacionada com comida e fogo) com a letra "O" de RIO cortada por linhas sinuosas lembrando os desenhos da calçada de Copa Cabana.

O evento gastronômico que ocorrerá entre 19 a 28 de agosto, contará com 404 bares e restaurantes participando. Com o tema “A cozinha universal do carioca e as influências regionais e internacionais na nossa culinária”, serão onze dias em que o carioca vai ouvir e degustar gastronomia.

O Rio Gastronomia vai contribuir para melhorar a qualidade profissional e elevar o padrão dos serviços no setor. Em parceria com o SindRio, serão oferecidas 600 bolsas de estudo em 21 cursos ligados ao segmento para funcionários indicados pelos restaurantes participantes do Roteiro Gastronômico.



Para fechar com chave de ouro, de 25 a 28 de agosto, será realizada a oitava edição do tradicional Circuito Rio Show de Gastronomia, no MAM. O Circuito é aberto ao público e oferece diversas atividades gratuitas. Entre as ações, aulas e oficinas com grandes chefs da cidade, shows, área de convivência com filiais de restaurantes premiados, além do Prêmio Rio Show de Gastronomia, que acontecerá no primeiro dia do evento, só para convidados. Os vencedores do Prêmio serão revelados em uma revista especial, encartada no Globo, com matérias sobre os jurados e todos os indicados.

O que vai rolar no Festival Gastronômico do Rio

Cozinha Show:
O Cozinha Show é uma cozinha itinerante, montada numa caçamba transparente de um caminhão que vai rodar a cidade. Do Jardim Botânico a Jacarepaguá, da Barra à Lapa, passando por Vila Isabel, Centro, São Cristóvão e Cidade de Deus, os quatro cantos do Rio serão visitados de 19 a 28 de agosto, com duas paradas por dia. A bordo, grandes chefs irão preparar, em praças públicas, releituras de tradicionais pratos de rua.

Equipada com pia, fogão elétrico de duas bocas, microondas, uma bancada e três banquinhos, a Cozinha Show receberá alguns dos mais importantes chefs da cidade. A lista conta com nomes como Claude Troisgros, Roberta Sudbrack, Olivier Cozan, Pascal Jolly, Nao Hara, Luca Gozani, José Hugo Celidônio, Flávia Quaresma e Damien Montecer, entre muitos outros.

Por meio dos dos telões, instalados nas laterais do caminhão, o público poderá conferir em detalhes o preparo das receitas. Quatro pessoas serão escolhidas para experimentar as delícias preparadas em cada demonstração. No final, todo o público presente poderá levar para casa uma cópia da receita.

Roteiro Gastronômico
Veja os restaurantes participantes (+ de 370) aqui.

E mais...
Feijoada Nota 10
Delícias de História
Música nos polos
Circuito Rio Show gastronomia

Veja programação e mais informações do Rio Gastronomia no site do evento: www.riogastronomia.com

Obs.: Se você for participar do evento, envie um release que o OQuêComerHoje? terá prazer em publicar, principalmente as receitas.

As receitas apresentadas no "OQueComerHoje", com raras exceções, são previamente testadas. Respeito por você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fez a receita? Gostou? Modificou alguma coisa? Conte-me sua experiência.

Mais receitas...