Velvet Cupcakes: Cupcakes finos, deliciosos e brasileiros


Em Campos do Jordão as sobremesas mais lembradas e pedidas são os fondues de chocolate seguidos pelos bombons, trufas e barras de chocolate, além das canecas de chocolate "bem" quente e dos cupcakes. Cupcakes?

velvet cupcakes campos do jordão
Cupcake da Velvet Cupcakes

É isso. De hoje em diante, para mim, a sobremesa mais lembrada e mais desejada quando eu estiver em Campos do Jordão será o cupcake de blueberry da "Velvet Cupcakes".

Provei o cupcake de blueberry (mirtilo em português) já sabendo que iria estar delicioso apenas por sua aparência e pela disposição na prateleira de vidro, cuja luz e o modo delicado como estava disposto... Irresistivelmente apetitoso.



Quem me serviu do bolinho foi o proprietário Luiz França, um dos sócios da Velvet. Muito - na verdade extremamente - simpático, Luiz revelou que o cupcake de blueberry é o carro chefe da empresa e, ao colocar no pratinho, informou que a massa tem um segredo que a deixa absurdamente fofa e que a cobertura é de uma espécie de cream cheese mais consistente (o que pude conferir ao degustá-lo).

Por dentro, três blueberies estouram durante seu cozimento dando aquela coloração azul arroxeada característica do mirtilo. Por fora dois mirtilos finamente recobertos com açúcar de confeiteiro enfeitam o bolinho. O arremate final fica por conta de raminhos de hortelã (confira na foto abaixo).

Cupcakes de blueberry da Velvet Cupcakes


A degustação propriamente dita.

O cupcake de bolo chiffon com blueberries coberto com creamcheese frosting, um dos carros-chefes da marca foi o meu escolhido para a degustação.

Antes mesmo da primeira mordida eu já sabia o que me esperava apenas pela aparência primorosa e ao chegar mais perto... Pelo aroma maravilhoso. Achei que o bolinho estaria muito gostoso.

Na primeira mordida percebi que estava enganada, o cupcake de blueberry da Velvet é muito mais do que isso, na verdade seu sabor alcança o status que chamamos de deliciosamente "divino".

Timidamente, tentei comer com um garfinho, o que me ajudou a 'tatear' a cobertura e sentir sua consistência, mas logo desisti do garfo e pus-me a morder o cupcake sem me preocupar muito com etiquetas e se ia ou não me lambuzar, afinal, a essa altura eu já não enxergava mais nada a minha volta. E olha que isso tudo foi em um endereço de prestígio em Campos, o Shopping Nestlè Market Plaza, bem no coração da cidade.

A cobertura de creamcheese consistente casa perfeitamente com os blueberries e com o sabor refrescante da hortelã - a meu ver ela não deve ser retirada -, a massa é absolutamente fofa e úmida na medida certa. O azedinho doce dos mirtilos em seu interior arrematam o sabor, além de a gente conseguir entender perfeitamente o significado da palavra "comer com os olhos", já que nada pode ser mais bonito que o branco da cobertura, o verde do hortelã misturado pela massa tingida de roxo azulado.

Crítica?
Não seria bem uma crítica, mas acho que o peso das frutinhas no interior do bolinho as fez tingir não apenas a parte inferior da massa como também o papel. Penso que um pouco de farinha envolta nos mirtilos poderiam sanar esse problema, impedindo que as mesmas afundem por completo.

Nota para os cupcakes da Velvet cupcakes?

10 com louvor. De agora em diante quando eu pensar em cupcakes, um nome virá em minha mente: Velvet Cupcakes. E não há como ser diferente, só provando mesmo. Eu super recomendo.

Dessa forma, da próxima vez que estiver em Campos do Jordão - ou no final do ano (2011) também no Itaim Bibi em São Paulo -, lembre de provar este e outros sabores como o cupcake de morango, decorado com um enorme morango (se você já passou pela cidade neste ano e não conheceu a delícia doce, mas pegou no shopping Nestlè um exemplar da revista Arena, o cupcake de morango da Velvet pode ser conferido na página 120).

Para conhecer mais detalhes dos cupcakes e da história da recém-inaugurada marca de cupcakes e de seus sócios, leia abaixo todas as informações da Velvet Cupcakes. Obs. O que estiver em negrito é comentário do OQuêComerHoje?:

Velvet chega ao mercado combinando Cupcakes com Vinhos e Champagnes
Cupcake shop está em Campos do Jordão proporcionando experiência gastronômica (inigualável).

Você já sonhou em pedir demissão, largar tudo, mudar de profissão e até de país para fazer apenas o que realmente ama (eu também fiz isso, hehe)? Foi exatamente o que o administrador gaúcho Juliano de Rossi fez ao criar a Velvet Cupcakes. Ao lado do sócio, o publicitário e produtor santista Luiz França, Juliano resolveu ouvir seu coração e seu paladar na hora de decidir qual seria seu novo investimento profissional. Veja foto dos empresários abaixo:

Juliano de Rossi (esq.) e Luiz França (dir.)

Os cupcakes da Velvet apresentam características que representam importantes diferenciais no segmento (podem acreditar). Além de soltarem facilmente de suas forminhas de papel, as guloseimas oferecem sabores deliciosos sem o uso de ingredientes mirabolantes (definição precisa). Seu grande trunfo é a execução das receitas de maneira correta, sem substituir ingredientes visando o mero lucro.

Os produtos oferecidos pela Velvet foram criados graças a técnicas aprendidas com mestres das melhores bakeries do mundo, desde a famosa Magnolia Bakery (e põe famosa nisso) da BleeckerStreet, em Nova York, até a Butter Lane do East Village. Juliano de Rossi realizou ainda um estágio com Marlo Scott, da consagrada Sweet Revenge. Coincidentemente a mesma Marlo que, assim como Juliano, deixou o trabalho em uma grande corporação para se dedicar ao amor pela culinária. Trabalhando na Sweet Revenge, o brasileiro teve contato com o livro de receitas, e segredos da empresa. Sem falar nas técnicas para combinar cupcakes com cocktails, o que possibilita a seleção de vinhos específicos para destacar notas dos ingredientes utilizados nos doces.

Os Velvet Cupcakes são produzidos a partir de receitas clássicas e com ingredientes orgânicos, os mais puros disponíveis no mercado. Manteiga de verdade e baunilha Burbon de Madagascar raspada da própria vagem da baunilha são alguns exemplos. Tudo para proporcionar aos sentidos do cliente uma experiência única e saudável. Esta preocupação e paixão pelo sabor estão presentes em todas as 80 receitas criadas e selecionadas pela Velvet no decorrer dos últimos anos.

Nos EUA os cupcakes fazem parte da cultura e tradição do país, chegando a existir uma empresa do ramo cujas ações são negociadas em Wall Street. No Brasil, a Velvet também tem grandes ambições, porém estas nunca serão maiores do que o compromisso assumido com a qualidade das matérias-primas e satisfação dos clientes. “Nossas cozinhas são lugar de trabalho apenas para os que realmente amam culinária. E este amor eu reconheço, porque é um amor inconfundível”, afirma Juliano de Rossi.

SOBRE O QUIOSQUE, O PROJETO DO SHOPPING E OS SABORES
A Velvet Cupcakes convida amantes da boa mesa para uma visita ao quiosque situado no Market Plaza, em Campos do Jordão. O espaço em si já é uma atração, executado pelo arquiteto gaúcho Jorge Augusto Reis e assinado pelo famoso Studio Gaia Architecture + Interiors NYC, responsável por projetos de arquitetura e interiores de alguns dos mais refinados estabelecimentos do mundo. No espaço serão oferecidas irresistíveis combinações de cupcakes com cocktails. Destaque para o cupcake de ganache de chocolate ao leite comcentro de compota de morango e com um toque de ganache de chocolate meio amargo, que casa perfeitamente com um Espumante Brut do Vale dos Vinhedos de Bento Goncalves. Outra delícia é o cupcake de bolo chiffon com blueberries coberto com creamcheese frosting que casa perfeitamente com um espumante premiado Moscatel que destaca na boca as notas desta nova fruta que esta agrandando muito o paladar brasileiro.

Até os cãezinhos que estiverem na cidade terão a chance de aproveitar, sendo tratados como estrelas de Hollywood. Os amigos de quatro patas que estiverem participando do Oitavo Passeio de Cães, oferecido pelo Nestlé Market Plaza em 17 de julho, poderão se esbaldar em um delicioso cupcake feito especialmente para eles (esse eu não vi, que pena!!), com base na receita de uma famosa cupcakeria de Beverly Hills, feito com farinha não clarificada, maçãs e baunilha natural.

O preço do cupcake é R$ 9,00 a unidade e se for acompanhado de uma taça de champagne, a dupla sai por R$ 18,00. Achou caro? Digo que vale cada centavo gasto.

O Quiosque da Velvet estará em Campos do Jordão até o final da temporada de inverno (31/07/2011) no Nestle Market Plaza em Capivari – Avenida Macedo Soares 499.



Se quiser visitar o site da Velvet Cupcakes, acesse: http://www.velvetcupcakes.com.br

Este artigo pertence à categoria Degustação do OQuêComerHoje?

Quer enviar produtos para degustação? Escreva para: o quecomerhoje.mail@gmail.com

Este post não é um publieditorial.

As receitas apresentadas no "OQueComerHoje", com raras exceções, são previamente testadas. Respeito por você.

Comentários