Instituto da Mama comemora 10º edição do Echefs

o prato 

Em noite de festa Chef Luiz Pequeno exibe prato recheado de ingredientes gaúchos

Evento foi realizado no Grêmio Náutico União

Com a presença dos mais importantes chefs de cozinha do Rio Grande do Sul, o Instituto da Mama comemorou na noite desta terça-feira (3), a 10ª edição do Echefs. Entre os destaques, um prato gaúcho com requinte foi a criação apresentada pelo Chef Luiz Pequeno da Aromo Gastronomia. O prato foi composto por filé mignon ao molho de cachaça de butiá e coberto com uma fina camada de pinhão ralado. Para acompanhar, ravióli recheado com purê de aipim. Na massa foram usados dois tipos de erva mate: uma na composição da borra para tingir e outra para dar a pigmentação verde. O Chef Luiz Pequeno, que é natural de São Paulo e hoje reside no RS, comenta que a ideia surgiu como uma homenagem ao povo gaúcho.




- Queria fazer uma homenagem ao povo gaúcho que me recebeu muito bem. Usei só ingredientes daqui e para mim foi um desafio porque, por exemplo, não conhecia o butiá que puro, é bastante ácido. Então tive que tirar um pouco dessa acidez para que combinasse com o filé mignon. Tudo foi muito bacana e me colocou mais para dentro da cultura gaúcha que eu adoro. Usar a erva mate foi arriscado porque se você usa água fervida, ela fica amarga. Então fomos fazendo experimentos e também nos divertimos muito com isso - contou Luiz Pequeno.

Formado pela "Ècole d'Hotelerie et cuisine d'economats" em Paris, França, em 1992, Luiz Pequeno atuou como gerente de alimentos e bebidas de grandes redes hoteleiras como Accor e Sol Meliá. Fundou há 3 anos a Aromo Gastronomia, especializada no fornecimento de alimentos prontos para cafeterias e restaurantes. Essa foi a primeira participação dele no Jantar do Imama, que tem o objetivo de arrecadar fundos para o Instituto da Mama do RS.

- Esse evento é da mais alta importância na cidade pelo trabalho que o Imama faz e devia até ser feito mais de uma vez por ano. Estou absolutamente honrado e lisonjeado - completou Luiz Pequeno.

A presidente do Instituto da Mama, Dra. Maira Caleffi, agradeceu empolgada a presença de todos os convidados.

- Quando eu olho para trás eu vejo esse evento como uma história de sucesso. Já faz parte do calendário do Rio Grande do Sul eu tenho uma grande gratidão aos homenageados que são os chefs de cozinha e a todos que estão representados aqui - discursou Maira Caleffi.

Outros 17 chefs de cozinha apresentaram seus pratos em ilhas espalhadas pelo salão. O Jantar foi realizado no salão do Grêmio Náutico União. O site do Imama é o www.institutodamama.org.br.

Com Maira Caleffi
Redação: Marcelo Matusiak
Coordenação: Marcelo Matusiak

Aromo

A Aromo é uma empresa que acima de tudo preza pela qualidade naquilo que faz. É formada por profissionais altamente qualificados nos melhores hotéis, empresas de alimentos e restaurantes do Brasil e que se uniram para dar a você o que há de melhor em sabor, praticidade e prazer em comer bem. Basta escolher, ligar, descongelar e servir.

As receitas apresentadas no "OQueComerHoje", com raras exceções, são previamente testadas. Respeito por você.

Comentários