Como derreter chocolate no microondas e em banho-maria e como trabalhar com chocolate no calor

Veja abaixo: 

1- Como derreter chocolates no microondas e em banho maria 


 2- Qual o melhor chocolate para derreter  e
 3- Como temperar o chocolate.

Em um clima tropical como o nosso, em que no verão, os termômetros quebram facilmente a barreira dos 40ºC trabalhar com chocolate não é nada fácil, e você faz a pergunta clássica: "Como trabalhar com chocolate no calor?"

Alguns truques e dicas podem ajudar, e muito, na árdua - e melecada - tarefa de trabalhar com chocolates no Brasil.

Todas as dicas vieram de cursos de chocolate que fiz e de minha experiência pessoal quando fiz ovos de Páscoa.

Antes de mais nada, separe uma bacia com água gelada e umas pedras de gelo. Para molhar as mãos e resfriá-las sempre que necessário. Deixe também, um pano para enxugar a mão. Lembre-se: As mãos precisam estar frias, não molhadas. Se as mãos estiverem quentes, suas impressões digitais ficarão marcadas nas barras e bombons de chocolate e o brilho também se perderá.

A escolha do tipo de chocolate para derreter

Antes de passar às dicas é importante saber que o chocolate amargo é o mais fácil de trabalhar, seguido pelo meio amargo, ao leite e por fim o chocolate branco, que NÃO é chocolate e sim a manteiga de cacau.

Como derreter os chocolates


À moda antiga...

Derretendo chocolates em banho-maria:


Pique os chocolates com faca grande e coloque em uma travessa que deverá estar dentro de outra com água quente, no fogão, mexa até que o chocolate derreta totalmente. Não deixe que a água entre em contato com o chocolate.

À Moda moderna...Pós invenção do microondas

- Derretendo o chocolate no microondas:


Pique os chocolates com faca grande e coloque no microondas por 30 segundos, mexa e se precisar coloque por mais 30 segundos. Se precisar voltar ao forno, coloque só 20 segundos.

A dica a seguir serve para os dois métodos (microondas e banho-maria):

Cuidado, se o chocolate empelotar é porque 'queimou' e é muito difícil recuperar (veja como recuperar o chocolate queimado aqui). O chocolate derretido deve ficar brilhante (vide foto abaixo), não deixe passar desse ponto. Mexa bem para derreter totalmente.

como derreter chocolate no microondas e em banho-maria
O chocolate derretido no ponto ideal deve ficar "brilhante"

Feito isso utilize em suas receitas de trufas, bombons, chocolates caseiros e ovos de Páscoa.

- Como temperar o chocolate


Temperar o chocolate não é pôr tempero nele e sim trabalhar com ele em pedra de mármore ou granito. Esse tipo de superfície é ideal, pois além de ser dura é fria. Faça assim: Após derreter o chocolate da forma preferida acima, despeje-o no mármore previamente limpo com álcool. Com uma espátula vá mexendo o chocolate derretido pra lá e pra cá. Até atingir a temperatura ideal, 23º aproximadamente (morno no toque da parte de baixo do lábio inferior).

- Mas por que temperar o chocolate?


Esse procedimento confere maior brilho ao chocolate e evita qualquer grão sem derreter. Contudo, ele não é absolutamente necessário para você trabalhar com chocolates.

Este artigo pertence ao OQueComerHoje? Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. As receitas do OQueComerHoje? são testadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicidade

Churrasqueira dobrável da Fixxar 635589