Como preparar a carne de soja (proteína soja texturizada)

A proteína de soja texturizada (também conhecida como "carne de soja") deve sofrer um processo de preparo básico que tem como objetivo responder às seguintes perguntas: "Como preparar a carne de soja", "Como tirar o gosto ruim da soja" e "Como eliminar hidratar a soja texturizada".

Eu uso muito a carne de soja em minhas receitas, uso em substituição à carne moída e às vezes coloco meio a meio (metade de carne moída e metade de carne de soja). Essa mistura torna a receita mais saudável e muito mais em conta, já que um quilo de carne de soja moída custa em média R$ 3,90 e um quilo de patinho moído não sai por menos do que R$ 15,00!

Como preparar a carne de soja texturizada!


Como preparar a carne de soja (proteína de soja texturizada)
"carne de soja" proteína de soja texturizada - foto 


Como tirar o gosto ruim da soja?


Bom, o gosto ruim da soja - que se deve à enzima lipoxigenase* - e pode ser eliminado com água fervente e 1 xícara de café de vinagre branco, deixando a proteína texturizada de soja em água fervendo por 5 minutos. Sairá uma espuma da soja que deverá ser eliminada. Nessa espuma sairá junto o gosto amargo. Passe a carne de soja para uma peneira e lave em água fria.

Use a proporção:
  • 2 xícaras de proteína de soja 
  • 500 ml de água fervente
  • 1 xícara de vinagre branco

Após levantar a fervura, deixe ferver por 5 minutos, lave em água corrente e use-a normalmente.


Como hidratar a carne de soja? (preparar a carne de soja para uso)


Após realizar o procedimento acima, volte a proteína texturizada de soja para uma tigela e coloque água morna na seguinte proporção: para cada parte de soja adicione duas partes de água morna. Deixe por 15 minutos. Você notará que a carne de soja dobrará de volume. Escorra e esprema a água e utilize a carne em suas receitas.


Rendimento da carne moída de soja


Cada xícara de proteína de soja desidratada (carne moída de soja) renderá duas xícaras da soja hidratada. Todas as receitas com soja texturizada do OQuêComerHoje? referem-se à proteína texturizada de soja desidratada (in natura).


Como preparar a carne de soja, quanto ao sabor (saborização)


A carne de soja não tem sabor algum, somente a aparência de carne moída ou em pedaços. Mas como dar sabor à carne de soja? Use caldos em tabletes, pós ou mesmo caldos preparados por você mesmo (muito mais saudáveis). Além disso, use o dobro de cebola e alho no preparo da carne de soja, além de outros condimentos que você costuma utilizar, como açafrão, curry, ervas como orégano, manjericão, salvia, tomilho e alecrim e o popular cheiro verde. Molho de tomate e shoyu também são bem-vindos na carne de soja, aliás, sempre use shoyu nas preparações salgadas com soja, ela dá cor e sabor ao prato, mas tome cuidado pois o shoyu contém muito sódio.

RECEITAS COM CARNE DE SOJA:
Kibe de soja e atum na bandeja
Receita de estrogonofe de carne de soja
Pimentão recheado com soja
Veja todas receitas com carne de soja!
Pizza de carne de soja
Paçoca light com proteína texturizada de soja
Caldo de soja caseiro.


Curiosidade/Dicas sobre a carne de soja:

  1. O que causa o gosto ruim na soja? São as enzimas denominadas lipoxigenases que, quando em contato com a água fria, iniciam uma reação que produz os compostos: aldeídos, cetonas e álcoois, responsáveis pelo sabor desagradável do grão. Para evitar que esse processo seja desencadeado, é preciso proceder o choque térmico antes de iniciar o preparo da soja.
  2. Como fazer o choque térmico na soja? Para dar o choque térmico na soja, coloque os grãos de soja (ou a proteína texturizada) em água fervente e deixar a soja cozinhar por mais cinco minutos após a nova fervura. Descarte esta água e, só então, a soja pode ser lavada em água fria. [Embrapa]
  3. Há no mercado, a proteína texturizada de soja escura e a clara. As quais se prestam a substituir a carne moída e o frango moído, respectivamente. 
  4. Saborize a carne moída de soja com caldo de carne, frango, peixes ou legumes. (lembre-se de  que usar os caldos industrializados apenas de vez em quando, pois o excesso é prejudicial), para resolver o impasse, veja receita de caldos caseiros
  5. Para a proteína de soja em cubos siga o mesmo procedimento.

Este artigo pertence ao OQueComerHoje? Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. As receitas do OQueComerHoje? são testadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicidade

Churrasqueira dobrável da Fixxar 635589