Molhos para macarrão: O molho ideal para cada massa

Espaguete - foto

O chefe de cozinha Colman Knijinik mostra qual molho combina com cada massa. Assista reportagem no vídeo que está no final deste post e veja cada massa e seu molho ideal abaixo:

Fettuccine
É uma massa que precisa de um molho um pouco mais encorpado, como o molho funghi. Ele incorpora muito bem no fio da massa e fica uma excelente harmonização.

Penne
Faz uma combinação boa com molhos cremosos, como o caruso, à base de nata, que incorpora muito bem na massa e penetra no furo. Fica uma excelente combinação.

Massas recheadas
Nas massas recheadas, o ideal é que se coloque molhos neutros, como o molho branco, o bechamel ou um molho de tomate, que não vão tirar o sabor do recheio.

Espaguete
O espaguete combina bem com molhos à base de azeite, oleosos, porque na verdade eles incorporam bem com o fio. O azeite não deixa a massa empapar.


Espaguete à bolonhesa
A mais tradicional das combinações. Não deixa de ser saborosa, mas a harmonia não é assim tão perfeita. Pelo menos é o que dizem os italianos.

O bolonhesa é um molho mais encorpado e ele adere melhor no fio mais largo, explica o chefe. Como não existem regras, a melhor massa e o melhor molho são aqueles que a gente gosta mais.

Aprenda agora uma alternativa para o molho bolonhesa:

Molho de legumes para macarrão.

Primeiro coloque água para ferver. Um litro para cada 100 gramas de massa com uma pitada de sal e um fio de óleo. Em uma frigideira, aqueça azeite de oliva e acrescente abobrinha italiana, cenoura e brócolis picadinhos, tomate cereja e sal a gosto.

Bastam alguns minutos e você já pode misturar a massa e os legumes na própria panela. Depois é só usar a criatividade para montar o prato e esperar os elogios.

Molho Caruso
Ingredientes - porção suficiente para duas pessoas

300 gramas de nata (creme de leite)
50 gramas de presunto picado (cerca de 3 fatias)
50 gramas de champignon
Sal a gosto
Pimenta do reino a gosto
Uma xícara de leite

Modo de Preparo do molho caruso
Comece com a nata, ou creme de leite, aqueça por dois ou três minutos até ficar bem quente. Adicione o presunto, o champignon e uma pitada de sal e pimenta. Se não gostar de pimenta não tem necessidade de colocar.

Aumente o fogo, deixe ferver e quando começar a borbulhar, adicione o leite. Mexa, desligue o fogo e está pronto. A consistência deve ser cremosa, se achar necessário, pode adicionar uma colher de café de farinha de trigo no leite.



Foto: Flickr

As receitas apresentadas no "O Que Comer Hoje", com raras exceções, são previamente testadas. Respeito por você.

Comentários

  1. Anônimo20.11.10

    Será por isso que o espaguete alho e oleo é tão bom? hummmm. vou ter que fazer esse molho caruso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fez a receita? Gostou? Modificou alguma coisa? Conte-me sua experiência.