Ovos cocotte ao creme


Sempre gostei de ovo com a gema mole e a clara dura. Comer o ovo de colherinha e com sal, molhando no pão ou misturado no arroz soltinho. Às vezes está tão gostoso - e se estou faminta - chego a arriscar que é meu prato predileto.

Seja ele frito, pochê, ovos quentes, ou com arroz... adoro! Infelizmente, nem sempre consigo a consistência desejada, gema mole e clara firme.

Ontem, aprendi uma receita de ovos cocotte. Simples e sempre fica com a gema mole. Fiz três vezes e as três deram certo.

Ovos en Cocotte (Receita)
  • Em banho-maria
Quebre o ovo numa vasilha e coloque numa tigela de porcelana untada com manteiga, margarina ou azeite (a receita original é com manteiga) e leve para cozinhar em banho-maria, por 5 a 6 minutos. Fica com a gema cremosa.
  • No microondas
Proceda da mesma forma que acima, mas fure a gema com um palito (levemente - para não estourar)e coloque a tigela em outra com água até a metade. Deixe de 2 a 4 minutos, dependendo da potência do microondas.

Ovos cocotte ao creme
Faz da mesma forma que o cocotte ( ou ovos cocote, em português), mas acrescente o creme de leite por cima antes do banho-maria.

Dicas:
- No recipiente como o da foto também dá certo, mas coloque o recipiente no banho-maria de microondas
- Se quiser, coloque um ramo de alecrim ou tomilho antes de ir ao forno ou fogão, saborisa e fica bonito.
- ovos de codorna também são boas opções, quebre pelo menos dois e com muito cuidado, e ele tem somente 16 calorias.
Foto: Flickr

Comentários