+ receitas...

 

Receita de Canja de Galinha com Arroz

Canja de Galinha. Apresento a vocês a Receita de Canja de Galinha com arroz que eu aprendi como sendo a original. Que minha mãe costuma dizer que minha avó (sogra dela) servia nos almoços de domingo como entrada, antes da macarronada com bife à milanesa. Confira a receita e depois, se desejar (e ficarei honrada com isso), leia um pouco da minha história de amor com a canja, que estará abaixo da receita.

Canja de galinha com arroz
Canja de galinha com arroz Foto: Flickr    

Receita de canja de galinha com arroz


Categorias: sopas e caldos, receitas com arroz, receitas de inverno, receitas de frango.

Ingredientes
  • 1 peito de frango magro desossado
  • 4 asas de frango (não é opcional, é esse ingrediente que dará o sabor!)
  • 1,5 L de água + 2 L
  • 1,5 xícaras de arroz lavado
  • sumo de 1 limão ou a mesma quantidade de vinagre
  • 1 tomate bem maduro sem semente, bem picado.
  • 5 batatas médias picadinhas
  • 2 cebolas grandes, picadas bem miudinho
  • 6 dentes de alho grandes picados
  • sal e pimenta-do-reino a gosto (lembre-se que não é canja para hipertenso*)
  • 1 pimenta vermelha (dedo de moça)
  • 5 colheres de sopa de um bom azeite extra-virgem
  • 1 colher de sopa de cebolinha verde picada

Como fazer a canja de galinha


Ferva 1,5 L de água.
Acrescente o sumo do limão, o peito e as asas.
Ferva por 5 minutos. Esse procedimento irá retirar a gordura e aquele cheiro característico do frango.
Jogue esta água fora.

Aqueça o azeite em uma panela de pressão, frite a cebola e o alho até murcharem. Acrescente o frango e as asas, deixe fritar até dourar, virando-os.
Acrescente 1,5 L de água já previamente aquecida (reserve 0,5 L), metade do sal e as pimentas. Tampe a panela. Após pegar pressão abaixe o fogo e cozinhe por 15 min. Desligue o fogo e deixe terminar a pressão.

Abra a panela, retire o frango e corte em pedaços grandes, ou desfie-o totalmente (fica igualmente gostoso e é útil para o caso de haver muita gente. Aí ninguém vai querer brigar por um pedaço de frango, kákáká).

Volte o frango para a panela, acrescente o arroz e as batatas picadinhas e o restante do sal e deixe cozinhar lentamente para ficar cremosa, ou seja, não tampe a panela.
Quando o arroz estiver macio, porém al dente**, a canja de galinha estará pronta.
Acerte o sal e a pimenta, retire a pimenta vermelha e despreze, ou coma-a se gostar.
Coloque a salsinha. Saboreie.

Dicas (da Renata) OQuêComerHoje?:
1 - Não coloque cenoura, o gosto realmente muda muito, fica adocicado.
2 - Se quiser que fique mais cremosa ponha um inhame no início do cozimento (ele irá desaparecer),
3 - Não deixe de colocar pimenta-do-reino,
4 - Um pão italiano e uma taça de vinho seco acompanham muito bem esse prato,
5 - Pelo amor de Deus, se quiserem sentir o verdadeiro sabor não ponham queijo ralado. Mas pra variar, é "permitido" rsrsrs.
6 - Meu pai diz que o nono dele colocava uma colher de sopa de vinho no prato e misturava com a canja. Eu, sempre que posso, faço isso. Não vale o vinho doce.
7 - * Se você for hipertenso, manére [sic].
8 - ** Esse ponto do arroz é importante, pois o calor do caldo irá terminar de cozê-lo e o mesmo não irá desmanchar.

Variação:

Às vezes acrescento à receita original 2 mandioquinhas grandes. Dá um caldo grosso maravilhoso, de sabor e cor especiais.

Um pouco mais sobre a verdadeira história da canja de galinha original e sobre minhas histórias com a canja

Se quando você pensa em canja lhe vem à mente a imagem daquele caldo ralo e sem sal servido em hospitais, esqueça! A canja é muito mais que isso. Ela aquece as noites frias, é uma entrada perfeita e tem gente que diz até que ela é revigorante e ajuda a tratar a gripe. Será?

Alguns servem canja de galinha com arroz de entrada no Natal e Ano Novo e até em casamentos (nesse caso ela substitui a sopa Suíça).

Eu, particularmente sempre adorei esse prato maravilhoso. A origem parecia, até então, desconhecida. Ontem, dando uma olhadela na coluna paladar do Estadão li uma matéria que afirma ter sido descoberta a origem da canja. Vale a pena dar uma olhadinha e se surpreender. De quebra há uma receita de canja de bacalhau. Vale a pena ler. Você vai ver qual pessoa MUITO famosa adorava essa sopa. Aqui está o endereço: http://estadao.com.br/noticias/suplementos+paladar,chega-de-conversa-a-canja-veio-da-india,2940,0.shtm

Ao ler a matéria do link acima, lembrei-me, imediatamente, da canja que tomei em algum dos Natais dos últimos 10 anos, na casa de minha tia Muna.

Era almoço do dia 25. Eu já me sentia empanturrada por causa da comilança da noite anterior e eis que vi uma panela - gigante por sinal - de canja sendo preparada no fogão. Hummm! aquele aroma. Não acreditei, pensei: - É canja de galinha !
A princípio pensei em tomar só um pouquinho para reiniciar a comilança, mas ao provar...

Tomei 2 grandes pratos de canja, suculentos e saborosos. Depois, talvez tenha mordiscado mais alguma coisa. Mas minha entrada, prato principal e sobremesa foram ela, a canja. Não me arrependi, caiu como uma luva em meu estômago cansado de tanto colesterol e ávido por um "refresco".


Canja de galinha original?

Falei no início, que aquela era a receita que aprendi como sendo a original, embora agora (após o link do Estadão) saiba que não é, mas ainda é a que sempre faço e na que as pessoas lembram quando pensam em canja de galinha. As variações também são ótimas. Se bem que sou suspeita adoro uma boa sopa, especialmente no friozinho.



Um pouco mais sobre a canja...

Dizem que é boa pra gripe. Será? Vejamos. Nas gripes e resfriados precisamos ingerir muito líquido. Isso a canja tem. Bebidas quentes para ajudar a amolecer mucos (se for esse o caso). Isso a canja de galinha também tem.
Por fim, com carboidrato da batata e arroz, você tem energia e com os aminoácidos e minerais do arroz e do frango você estará bem nutrido e sua imunidade nas alturas.
Uma coisa é certa. Mal ela não vai fazer.
Como já diz a música "Engenho de Dentro" de Jorge Ben Jor, “(...) Olha aí meu bem, prudência e dinheiro no bolso, canja de galinha não faz mal a ninguém."

Além disso, a canja de galinha com arroz é um prato muito fácil de ser preparado. Quem nunca cantou: "É canja, é canja, é canja de galinha. Arranja outro time pra jogar na nossa linha ". Uma metáfora para comparar a facilidade de se ganhar daquele time assim como é fácil preparar uma canja de galinha. (pelo menos interpreto assim)

Espero que gostem e se fizerem me digam como ficou. Ou, me convidem pra provar. Hehehe. 

Enquanto escrevia esse texto, olhei pela janela e vi o tempo de chuva. Não pensei 2 vezes. Parei de escrever, fui ao mercado, comprei os ingredientes (inclusive um pão italiano maravilhoso), fiz a canja de galinha, provei, fiz algumas alterações na receita, guardei a sopa para o jantar ( ainda são 12:57 AM) e voltei a escrever.

Atualização
Hoje, uma pessoa chamada Vanessa fez um comentário muito carinhoso e simpático (le abaixo). Ela ainda escreveu que fará a sopa e voltará pra contar. Vanessa: espero que goste! ;-)

Então, foi inevitável, hoje, 15 de novembro, vou fazer a canja de galinha para o jantar.
Receitas do OQueComerHoje?" são testadas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Publicidade

Churrasqueira dobrável da Fixxar 635589