OQueComerHoje? Facebook OQueComerHoje? Twitter OQueComerHoje? Receitas OQueComerHoje? - Fotos de Comidas www.oquecomerhoje.net
"Cozinhar é a mais completa das artes... reúne cores, sabores, aromas, sons, paixão e amor. A paixão é feita por e para o artista... já o amor é dedicado a quem provar sua arte... exercê-la traz IMENSO prazer!" (Renata Fraia)

Encontre uma receita...

Ovo de Páscoa caseiro, receita passo-a-passo e dicas

Fazer Ovo de Páscoa caseiro é simples, a maior 'dificuldade' é com relação ao calor do ambiente que na época da Páscoa está insuportável e o calor das mãos. Veja após a foto uma receita de ovo de Páscoa caseiro passo a passo e muitas dicas.

Ovo de Páscoa caseiro, receita passo-a-passo com dicas
foto: Renata Fraia ©

Então, procure fazer os ovos de Páscoa em horários de pouco sol e manter uma bacia com água gelada para resfriar as mãos de tempos em tempos, senão a casca dos ovos fica com marcas de dedos. Manter o ar condicionado ligado - se você tiver um - é imprescindível, um ventilador ajuda, mas não vire-o na direção do chocolate. Acredite, essas dicas são de suma importância para os ovos de Páscoa ficarem iguais aos ovos industrializados;)

Outra dica para fazer ovo de Páscoa caseiro: Misturar chocolate ao leite e meio amargo permite maior facilidade ao trabalhar e menos risco de derreter, pois o meio amargo é mais firme.

Ovo de Páscoa caseiro passo a passo


► Categorias desta receita: Ovos de Páscoa / Páscoa / Chocolate.

Ingredientes
  • 250g chocolate ao leite
  • 250g chocolate meio amargo
  • forma para ovos de páscoa de 500g
  • pão duro de borracha e/ou colher de pau
  • tigela de vidro


+ Receitas de Ovos de Páscoa:  




Modo de fazer o ovo de Páscoa caseiro (passo a passo)


1- Coloque a forma para ovo de Páscoa vazia, na geladeira para que fique geladinha.

2- Pique os chocolates com faca grande e coloque no microondas por 30 segundos em potência média-alta (9) mexa e se precisar coloque por mais 30 segundos. Cuidado, se ele empelotar é porque 'queimou' e não há como recuperar. O chocolate derretido deve ficar brilhante, não pode passar disso. Mexa bem para derreter totalmente. Se precisar voltar ao forno, coloque só 20 segundos. Se desejar derreter em banho-maria veja o procedimento em ' Como derreter chocolate no microondas E em banho-maria'.



3- Vá mexendo vigorosamente com a espátula de metal até que o chocolate esfrie e fique brilhante (a temperatura ideal é de 26° - ponha um pouco de chocolate na parte inferior do lábio e sinta morninho). Nesse momento coloque o ovo na Páscoa. Se fizer esse passo não precisa dar o choque térmico na pedra de granito.

3.1- Se quiser fazer o choque térmico, proceda assim: ao tirar o chocolate do micro-ondas coloque-o em uma mesa/balcão de granito e vá mexendo com uma espátula de metal até ficar brilhante. Recheie os ovos.

4- Molhe as mãos na água gelada, seque-as e coloque o chocolate derretido na forma para ovo de páscoa que estava na geladeira, vá virando para ocupar todo o espaço da forma, Foto 1. Coloque bastante e depois vire para que o excesso escorra. Foto 2


Ovo de Páscoa caseiro receita passo-a-passo
segunda 'demão' de chocolate - foto 1

Ovo de Páscoa caseiro receita passo-a-passo
foto 2 - chocolate escorrendo

Deixe na geladeira (lá na parte de baixo) por 5 minutos com o ovo virado para baixo em uma assadeira forrada com papel alumínio ou papel manteiga. Esse procedimento fará com que o excesso de chocolate escorra. Veja foto 3, abaixo.

Ovo de Páscoa caseiro receita passo-a-passo
foto 3 - ovo na geladeira de 'cabeça-para-baixo'

4- Retire da geladeira e faça a outra camada do ovo, repita o processo acima, como na primeira imagem do ovo de Páscoa (foto 1).

5- Quando notar que a forma do ovo estiver esbranquiçada (figura 4, abaixo) desenforme. Espere 15 minutos e embrulhe com as mãos limpas (por favor, hein!) e geladas. Esse processo evita que o ovo "sue" dentro da embalagem.

OBS
.: algumas pessoas têm a dúvida: "Quanto tempo devo esperar para embalar o ovo de Páscoa"? a resposta é:

Bom, se você seguir o passo 5, os ovos não irão suar. No entanto, em dias de muito calor, o choque térmico entre o gelado do refrigerador e a temperatura ambiente poderão, sim, fazer com que o ovo sue. Neste caso, a dica é sempre embalar os ovos em horários menos quentes, de madrugada, por exemplo. Ar condicionado em temperatura de 20° ajuda bastante.


Ovo de Páscoa caseiro receita passo-a-passo
forma esbranquiçada - foto 4

Rendimento do ovo de Páscoa:


Esta receita dá para um ovo de 500 g (meio quilo), ou dois ovos de 250 g ou ainda, 4 ovos de 125 g.
Para facilitar a conta, lembre-se de que se for usado 500 g de chocolate, você só conseguirá fazer ovos desse tamanho ou menores. Certo? Vou acrescentar essa observação na receita.

►► Leia também: Ovo de Páscoa da Melissa e Irmãos Campana.

Dicas importantes sobre os Ovos de Páscoa:


1 - Iniciantes devem (sempre) usar a mistura com chocolate amargo, para facilitar o trabalho;

2 - Não use chocolate hidrogenado/fracionado - aqueles para cobertura -, pois fica com gosto muito ruim. (rançoso)

3 - Os melhores chocolates são: Nestlé, Garoto e Harald.

4 - mantenha as mãos frias, especialmente ao embalar


►► Leia também: Coelho da Páscoa de chocolate passo a passo coelhos ocos.


5 - A forma 'geladinha' vai deixar seu ovo brilhando

6 - Para ovos de chocolate branco o tempo de derretimento é maior, aproximadamente 45 segundos.

7 - Para vender os ovos de Páscoa, some todo o valor gasto com ingredientes e para fazer o ovo, inclusive com energia do microondas (faça uma média do custo com energia elétrica). Ao resultado, acrescente 20% devido a sua mão de obra e o lucro final esperado. Por exemplo, se você gastou 10 reais pra fazer o Ovo (soma dos ingredientes  e com produtos de limpeza + energia elétrica do micro-ondas ou gás do fogão - para quem derrete o chocolate em banho maria, faça a seguinte conta: 10,00 + 20%. O resultado será seu gasto real.

Depois acrescente o valor da sua mão-de-obra. Esse valor é o quanto você acha que vale o seu trabalho. Calcule quanto tempo você gasta pra fazer 1 ovo e quanto você acha que vale esse seu tempo. Esse valor é muito particular e você pode pensar no quanto ganha por, por exemplo, uma hora trabalhada em seu emprego formal. Mas cuidado para não pensar em um valor exorbitante e que seja muito acima do quanto as outras pessoas cobram. [este item foi atualizado a pedido de uma leitora que comentou no final do post].

8 - Para rechear com trufa, brigadeiro ou outro recheio, recheie antes da segunda camada tomando o cuidado de não rechear até a borda para que a segunda camada de chocolate "cole" lá na borda, só então despeje a 2° camada. Veja foto 5, abaixo.

9 - Veja as propriedades do chocolate meio amargo. [em meu blog de saúde]

Ovo de Páscoa caseiro receita passo-a-passo
foto 5 - como rechear ovos de Páscoa
Imprimir esta receita ;-)
Os créditos das fotos são: / Foto dos ovos de Páscoa recheado - fotos 5: / TVtem-Globo / Foto ovos de Páscoa virados - fotos 2 e 3: Mil e uma Art's
/ Foto forma gelada - foto 4: recemcasada

Obs.: Este post NÃO pode ser copiado ou reproduzido em qualquer mídia da internet ou revistas sem autorização prévia. Protegido por Lei.

GOSTOU DA RECEITA E DAS DICAS? ENTÃO "ASSINE NOSSA NEWSLETTER" E CONTINUE RECEBENDO RECEITAS COMO ESTA!

OQueComerHoje?        Instagram @oquecomerhoje      Receitas OQueComerHoje? - Fotos de Comidas   www.oquecomerhoje.net
Mais receitas para a Páscoa...



Receba receitas fresquinhas por e-mail :-)