Bolo de caneca (microondas) fácil e rápido

Não sei como é que eu ainda não conhecia essa receita, pode-se dizer que é o bolo de chocolate mais fácil de fazer do mundo. Aprendi a fazer esse bolo de caneca no programa do Edu Guedes. A receita ficou tão famosa que muitos a chamam de "Bolo de caneca do Edu Guedes".

bolo de caneca de microondas
Bolo de chocolate de caneca

O bolo de caneca de microondas é assim: fácil, rápido e delicioso. Mas fique atenta para fazê-lo em caneca de cerâmica, hein? Esse bolo já foi ensinado no Mais Você (Ana Maria Braga) e no Hoje em Dia (Edu Guedes).

Para uma versão light, use leite desnatado, substitua o açúcar por adoçante em pó de forno e fogão, tanto para o bolo de caneca como para a calda.

Receita do bolo de caneca de microondas (do Edu Guedes)*


Categorias: bolo de canecabolos, micro-ondasreceitas Edu Guedes (novo).

Ingredientes
  • 1 ovo pequeno
  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
  • 4 colheres (sopa) rasas de açúcar
  • 4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
  • 1 colher (café) cheia de fermento em pó
Calda:
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • 1 colher (chá) de manteiga
  • 1 ou 2 colheres (sopa) rasas de açúcar
  • 3 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó




Como fazer o bolo de caneca do Edu Guedes


  • Ponha o ovo na caneca batendo muito bem com um garfo, isso fará a pelinha dele romper, o que evitará explosões. 
  • Junte o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais com o garfo, por pelo menos 1 minuto. Acrescente a farinha e o fermento e mexa delicadamente com movimentos de baixo para cima até incorporar. 
  • Leve por 2 minutos no microondas na potência máxima, ao apitar, não abra o micro-ondas, deixe lá dentro por mais 2 minutos e só depois tire.


* Algumas pessoas têm me dito que não dá certo, mas para mim dá sempre certo (eu juro!). Mas tem que fazer a receita exatamente igual. Jamais bata a farinha e o fermente por muito tempo, senão o glúten presente na farinha vira uma gelatina (isso eu aprendi nas aulas de tecnologia dos alimentos na faculdade de farmácia).

Calda: Misture tudo e coloque por 30 segundos no micro-ondas na potência máxima Coloque no bolo ainda quente e sirva a seguir.


+ Bolos de caneca

  1. Veja também Bolo de caneca de chocolate com castanhas
  2. Veja também o Bolo de Caneca da Dr.Otker


Dicas OQueComerHoje?

3 dicas para evitar explosões no micro-ondas:

- ovos sem bater (por causa da pele que recobre a gema)
- canecas tampadas
- líquido que ferve por longo tempo.

O que fazer para evitar:

  • Sempre use canecas altas, de cerâmica, como as de achocolatado. 
  • Ao fazer o bolo bata muito bem o ovo para a pele da gema de romper e NUNCA coloque a caneca com tampa (algumas canecas têm tampas).
  • Além disso, se seu micro-ondas costuma cozinhar mais rápido que os outros (pergunte para as vizinhas e amigas), deixe apenas 2 minutos no micro e abra para ver se está pronto.


Este artigo pertence ao OQueComerHoje? Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. As receitas do OQueComerHoje? são testadas.
RECEITAS NOVAS:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 comentários:

  1. gustavo26.5.10

    eu fiz, ficou um pouco estranho por ficar meio 'gelatinoso', e no cozimento fica um cheiro de ovo, mas fica bom o gosto, gostei da receita! vlw x)

    ResponderExcluir
  2. Olá Gustavo, sempre que adicionar ovos em receitas de bolo, passe a GEMA por um coador, que é pra tirar uma película que deixa o tal cheiro de ovo. ;-)
    .
    Tente fazer novamente, fiz 3 vezes seguidas antes de publicar e em nenhuma delas o bolo de caneca ficou 'gelatinoso', vc colocou a colher de cafá de fermento cheia? Experimente colocar cheia, vou até alterar lá no post.

    Abçs

    ResponderExcluir
  3. Oii!
    só de ler a receita fiquei com medo d ganhar uns kg a mais hihihihihi! Super calórica, muito açúcar. Sou nutricionista e testei uma receita que sempre passo pros pacientes q adoram Bolo.

    Bolo de caneca
    Receita básica
    um ovo
    duas colheres sopa de farinha de trigo
    uma colher d sopa de aveia (flocos por ex)
    uma colher d chá d açúcar (mais rasa)
    uma colher de chá de chocolate
    uma pitada de canela
    meia colher de café de fermento em pó
    Mistura tudo, nao precisa do liquidificador.
    Coloque numa caneca grande
    vá ao microondas por uns 3 minutos

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz a receita do jeitinho que está ai.. Segui ela certinha.. E quando eu vou ver o bolo explodiu dentro do microondas... Imagina só.. Sujou tudo.. a caneca ficou toda.. Bom.. vcs imaginam.. :s

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Stephany7.11.13

      Beatriz Alves ,
      aconteceu a mesma coisa comigo

      Excluir
  5. Beatriz Alves
    http://www.blogger.com/profile/03581713892808981104

    Sinto muitíssimo! Não posso imaginar o que pode ter ocorrido. Só 2 coisas me vêm de pronto à mente.
    - ovos sem bater explodem
    - canecas tampadas explodem

    Bom, ao fazer o bolo bata muito bem o ovo para a pele da gema de romper e NUNCA coloque a caneca com tampa (algumas canecas têm tampas).

    No mais, não sei o que pode ter havido.
    :(

    ResponderExcluir
  6. Andrea21.6.13

    Tambem ja tentei duas vezes e nao ficou do jeito esperado. Na primeira tentativa ele explodiu no microondas. Ja na segunda, ficou muito seco e duro... :S Queria aprender a fazer.

    ResponderExcluir
  7. Andrea, vou repetir o que escrevi acima - embora eu saiba que vc já leu - e vou acrescentar um dado novo:

    3 razões fazem algo explodir no micro-ondas:

    - ovos sem bater (por causa da pele que recobre a gema)
    - canecas tampadas
    - líquido que ferve por longo tempo.

    O QUE FAZER:

    Sempre use canecas altas como as de achocolatado.
    Ao fazer o bolo bata muito bem o ovo para a pele da gema de romper e NUNCA coloque a caneca com tampa (algumas canecas têm tampas).

    Além disso, se seu micro-ondas costuma cozinhar mais rápido que os outros (pergunte para as vizinhas e amigas), deixe apenas 2 minutos no micro e abra para ver se está pronto.

    OBS.: vou acrescentar esse trecho no post

    ResponderExcluir
  8. Andréia29.6.13

    Vcs tem que verificar a potência do microondas... tem que ser potência máxima (100). Se o seu microondas estiver com algum problema, pode interferir na receita.
    Essa receita é básica e não tem como dar errado. Vc coloca as medidas certas (líquidos primeiro, batendo tudo com o garfo) e os secos um a um misturando sempre. Coloca no microondas em potência máxima (100) por 3 min. Eu aconselho a esperar um pouco, caso vc queira tirar ele dá xícara. Com auxílio do garfo vá liberando as bordas de fora pra dentro e depois é só virar =). O gosto, acredito que devido ao óleo, fica um pouco sem graça.. mas se vc quiser melhorar, aconselho acrescentar um pouquinho mais de açúcar e chocolate (neste caso estou usando o chocolate sem açúcar) e tbém colocar uma cobertura pra encrementar o sabor! Quebra um galhãããooo. Ameeei!!

    ResponderExcluir
  9. Giovanna15.7.13

    Uma pergunta que tipo de caneca eu uso pq eu quero fazer esse bolo mais não sei se eu devo usar caneca de plastico, ceramica e etc
    Me responda por favor :D

    ResponderExcluir
  10. Giovanna, a caneca deveser de cerâmica ou de vidro próprio para micro-ondas, e tem que caber 300 ml de líquido, senão vaza!! NÃO use caneca de plástico!!

    ResponderExcluir
  11. Olá, já testei várias receitas de bolo de caneca, e essa com certeza foi a melhor, quando vi os ingredientes, achei que ficaria muuuuito doce, mas pra minha surpresa ficou PERFEITA,a única coisa que modifiquei foi não ter colocado fermento, mas acho que a farinha já era fermentada pois ele cresceu bastante, adorei a calda, obrigada e parabéns. :)

    ResponderExcluir
  12. Primeira vez que fiz bolo de caneca e com essa receita ficou ótimo, segui tudo direitinho e deu super certo. Provei com e sem calda e com calda fica muito melhor!!

    ResponderExcluir
  13. Anônimo21.10.13

    Fiz a receita ficou otimaaaaaa muito bom mesmo e prático

    ResponderExcluir
  14. Camila4.11.13

    Acabei de fazer este bolo de caneca e ficou bem saboroso. Acabei nem fazendo a calda, só polvilhei um açúcar de confeiteiro que eu tinha em casa.
    Deu certinho!!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo16.2.14

    Virou bolo de cumbuca e.e

    ResponderExcluir
  16. Anônimo12.11.14

    Eu experimentei, e ficou bom. Achei um pouco açúcarado demais, quem nao gosta de comida mt doce aconselho dimunuir o açúcar.

    ResponderExcluir

Fez a receita? Gostou? Modificou alguma coisa? Conte-me sua experiência.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Você poderá se interessar...

Pesquisa do perfil do leitor